Após um ano histórico, em que o Nordeste contou com cinco clubes na elite do futebol brasileiro, a região viverá cenário bem diferente em 2026.
Sport, Fortaleza e Ceará foram rebaixados, ao lado do Juventude, na edição de 2025 do Campeonato Brasileiro.
O Sport foi o primeiro a ter o rebaixamento confirmado, ainda com cinco rodadas de antecedência. Sem reação na reta final, o time pernambucano encerrou a participação na competição com 11 derrotas seguidas e a segunda pior campanha da história do Brasileirão de pontos corridos.
Na última rodada, Fortaleza e Ceará ainda dependiam apenas de seus resultados para permanecerem na Série A, ambos fora da zona de rebaixamento antes da bola rolar. No entanto, as derrotas mudaram completamente o cenário.
O Fortaleza perdeu para o Botafogo, enquanto o Ceará foi superado pelo Palmeiras. A combinação dos demais resultados da rodada empurrou os dois rivais para o Z4 após o encerramento da competição, selando o rebaixamento de ambos.
Com as três quedas, o Nordeste será representado apenas pela dupla Ba-Vi na próxima edição da Série A. O Bahia, que vive momento de estabilidade, disputará a Copa Libertadores pelo segundo ano consecutivo.
Já o Vitória chegou à última rodada dentro da zona de rebaixamento, mas venceu o São Paulo no Barradão, escapou do descenso e vai para a terceira temporada seguida na elite do futebol nacional.
Fonte: CNN Brasil


