9:41 AM
16 de agosto de 2025

Após encontro com Putin, Trump e Zelensky conversam por telefone

Após encontro com Putin, Trump e Zelensky conversam por telefone

PUBLICIDADE


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por cerca de uma hora neste sábado (16) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a reunião deste com o líder russo, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca.

Em publicação no X (antigo Twitter), Zelensky afirmou que apoia a proposta de Trump para uma reunião conjunta entre Ucrânia, EUA e Rússia. “Tivemos uma conversa longa e substancial”, escreveu o ucraniano.

Depois da ligação individual, Trump e Zelensky também participaram de uma chamada com líderes europeus que durou cerca de meia hora. Ao todo, as conversas se estenderam por mais de uma hora e meia.

Segundo Zelensky, os EUA desempenham um papel fundamental para o avanço das negociações. Ele destacou que Trump compartilhou os principais pontos discutidos com Putin e reforçou que a Ucrânia está disposta a trabalhar intensamente pela paz. O presidente ucraniano confirmou ainda que viajará a Washington na segunda-feira (18) para aprofundar as tratativas.

Na rede Truth Social, Trump declarou que a reunião com Putin foi “muito positiva” e que também manteve boas conversas com Zelensky e líderes europeus, incluindo o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Trump ressaltou que o objetivo deve ser um acordo de paz definitivo, e não apenas um cessar-fogo temporário. Ele defendeu ainda que os países europeus participem ativamente de todas as etapas das negociações para garantir a segurança regional.

Trump e Putin falam em progresso sobre Ucrânia, mas mantêm indefinição

Em pronunciamento conjunto, líderes dos EUA e da Rússia afirmaram nesta sexta-feira (15) que trabalham por um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, mas não apresentaram detalhes nem prazos para a possível trégua.

Notícias ao Minuto | 03:54 – 16/08/2025





Fonte. :. Noticias ao minuto

Leia mais

Rolar para cima