O milho-verde é um dos alimentos mais versáteis da cozinha. Com ele, é possível preparar bolos, pamonhas, curau e, também, o clássico creme de milho. A chef Heloísa Bacellar, do Na Cozinha da Helô, ensina a fazer este último prato de forma descomplicada. A receita leva apenas quatro ingredientes e demora até 30 minutos para ficar pronta.
Ela funciona com 1 e 1/2 xícara de grãos frescos (aproximadamente três espigas), com uma lata de milho verde em conserva (a maioria tem 285 g) ou um pacote de milho verde congelado (normalmente 300 g).
Uma sugestão da chef é dar um toque de especiaria ao creme, com duas raspadas de noz-moscada ou com um pouco de parmesão ralado.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
- 1 e ½ xícara e grãos de milho verde fresco e bem macio, ou em conserva ou congelado (de 2 a 3 espigas)
- 2 e ½ xícaras de leite (600 ml, o leite pode ser integral, desnatado ou sem lactose)
- 25 g de manteiga (com ou sem sal)
- sal
Preparo
- Bata no liquidificador metade do milho e o leite até conseguir um creme bem liso.
- Passe por uma peneira, espremendo bem, descarte todo o bagaço (peles e fiapos) e reserve o líquido grosso (que é praticamente um suco de milho).
- Numa panela média, derreta a manteiga e junte o milho restante e umas 2 pitadas de sal. Cozinhe por uns 5 minutos, até o milho mudar de cor e de textura e perder o gosto de milho cru.
- Junte o creme batido e, sempre mexendo, deixe no fogo até ferver e engrossar.
- Ajuste o sal, retire do fogo e sirva em seguida.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo