Pesquisadores, estudantes, startups e empreendedores da região Oeste de Mato Grosso do Sul participaram de workshops realizados, neste mês, em Aquidauana e Jardim com foco na captação de recursos em editais do Governo do Estado para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
A iniciativa é parte da mobilização para a segunda edição do Desafio de Inovação Pantanal Tech, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), em parceria com o Sebrae/MS, para apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de biodiversidade, bioeconomia, agronegócio e turismo.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, destacou a importância da ação para orientar o público interessado em participar do edital. “Tradicionalmente, temos feito editais para pesquisa científica, agora o Desafio de Inovação Pantanal Tech, é algo novo, então, estamos provocando essa mudança de mentalidade. Por essa razão, o Workshop vem para tirar dúvidas, apresentar o que é a ideia para que as pessoas tenham clareza do que se trata. Além de expor as regras do edital, para que todos consigam entender como participar e aproveitar melhor essa oportunidade para desenvolver a sua ideia e captar os recursos que estão sendo oferecidos”, destacou Senna.
Durante os encontros, os participantes conheceram os detalhes do edital vigente, que selecionará projetos com potencial de impacto em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A proposta é orientar os interessados para que apresentem os projetos de forma estruturada, com base em critérios de inovação, escalabilidade e viabilidade técnica, além de vinculação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os encontros foram acompanhados pela assessora na Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Luana Prates, e pela analista-técnica do Sebrae/MS, Penélope Herradon. Penélope destacou a importância dos workshops para democratizar o acesso aos recursos disponíveis em editais do Governo do Estado. “Muitas vezes, boas ideias não se concretizam por falta de conhecimento sobre os caminhos para acessar editais como esse. Com essas oficinas, buscamos justamente aproximar os agentes de inovação do apoio financeiro e técnico oferecido pelo governo do Estado”, expôs.
O edital exige a apresentação de um projeto de inovação com clareza sobre o problema a ser resolvido, impacto esperado e modelo de negócio. Os interessados em participar devem preencher o formulário online, além de anexar o Lean Canvas e um vídeo de pitch explicando a proposta. Além de informações práticas sobre o edital, os participantes também receberam orientações sobre a utilização das ferramentas exigidas na etapa de inscrição, que segue aberta até o dia 1º de agosto.
Em Aquidauana, um dos participantes do workshop foi Sidney Roberto de Sousa, estudante de doutorado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Para o pesquisador, o Desafio Pantanal Tech 2025 é uma chance concreta de transformar a tese que desenvolve em um produto real. “Acredito que este edital é uma oportunidade ímpar para que minha equipe possa amadurecer nossa ideia a fim de transformá-la em um produto. Essa é a base de minha tese de doutorado e seria fantástico poder trabalhar com ela tanto com objetivos acadêmicos quanto com a missão de criar um produto que possa ser plenamente utilizado por clientes que sofrem com a dor que nossa proposta tenta atacar”, comentou.
Já em Jardim, Valéria Sun Mazucato, professora do IFMS, coordenadora da incubadora de empresas TecnoIf e integrante da governança do ecossistema de inovação local, ressaltou o edital como uma política pública estratégica para estimular o empreendedorismo. “Queremos transformar a realidade de mais pessoas com novas ideias. Nós, que estamos dentro da academia, podemos aplicar nossos conhecimentos no mercado e, assim, ajudar a superar o grande medo de empreender”, avaliou.

Como participar
As inscrições para o Desafio Pantanal Tech 2025 estão abertas até o dia 1º de agosto. O foco do edital são projetos em estágio inicial de desenvolvimento tecnológico, classificados no nível 2 do Technology Readiness Level (TRL) – fase de modelagem conceitual em que as ideias começam a ser testadas para aplicação prática.
Cada proposta deve ser executada por uma equipe de duas a três pessoas, sendo obrigatório que, pelo menos um integrante, tenha vínculo com uma instituição de ensino do Estado ou Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Os projetos selecionados participarão da etapa presencial, com banca avaliadora, em Campo Grande. As três melhores propostas selecionadas pela banca receberão bolsas no valor de R$ 6,5 mil mensais, por um período de 12 meses, para o desenvolvimento da pesquisa.
Mais informações sobre o edital podem ser acessadas por meio deste link: https://bit.ly/43UxJko. Para mais detalhes sobre as ações de inovação apoiadas pelo Sebrae/MS, ligue para o número 0800 570 0800 ou acesse o site ms.sebrae.com.br.
–
Fonte. Agencia Sebrae