Lançado em 2019 como o primeiro trem turístico inteiramente movido a energia solar na América Latina, o Tren Solar de La Quebrada mescla a preocupação ambiental com a oportunidade de apreciar as belas paisagens da região do norte da Argentina, vizinha às elevações dos Andes. Todo o trajeto percorre cidades na província de Jujuy, acima dos dois mil metros de altitude.
Algumas coisas mudaram desde que o trem começou a circular. Hoje, por exemplo, nem todos os carros são abastecidos com células fotovoltaicas, embora sigam utilizando energia solar – só que, agora, alguns têm baterias recarregadas nas estações, quando estão fora de operação. Além disso, o projeto ainda passa longe da ambição inicial de conectar a Argentina ao Peru, passando pela Bolívia.
Mas os 42 km existentes da linha, parando em cinco cidades jujeñas entre Volcán e Tilcara, ainda garante paisagens pitorescas em meio à Quebrada de Humahuaca, e uma experiência diferenciada para os amantes de ferrovias. Saiba mais sobre o Trem Solar:
Como viajar no Trem Solar
A ideia do trem é apreciar a vista. Assim, o grande atrativo dos carros são os janelões panorâmicos nos dois lados da pequena composição, geralmente composta por dois vagões.
Há duas modalidades de passeio: comprando por trechos específicos entre as estações ou na modalidade livre, um sistema hop-on hop-off em que o passageiro pode escolher descer em qualquer estação e pegar o trem seguinte, ao longo de um mesmo dia.
Aqui, vale atenção: a versão em português do site oficial está mal traduzida e esse passeio aparece como “experiência gratuita”, mas o termo correto na verdade é “experiência livre” – não se engane, pois o passeio é sempre pago.
Na modalidade livre, viajantes estrangeiros pagam 75 mil pesos argentinos. Na versão “por seções”, os valores partem de 40 mil pesos, variando conforme os trechos escolhidos. Confira a tabela de horários e outras informações no site oficial.
Ao todo, a viagem leva cerca de duas horas para percorrer os 42 km entre Volcán e Tilcara, com paradas em Tumbaya, Purmamarca e Maimará.
Planos para o futuro?
Quando foi lançado, o projeto do Trem Solar tinha a ideia ambiciosa de conectar Jujuy, na Argentina, às ruínas de Machu Picchu, no Peru – mais de 1,3 mil quilômetros ao norte. Não seria tudo na mesma linha: o plano era garantir conexões com outras cidades da região já atendidas por trens de passageiros tradicionais, garantindo que todo o trecho pudesse ser feito sobre os trilhos.
Essa ideia, porém, ainda está longe de se tornar realidade. A crise econômica na Argentina, agravada pela pandemia, descarrilou o projeto que pretendia ter seu trecho local concluído até 2022.
Hoje, o Trem Solar se estende por apenas 42 km – e o terminal mais ao norte em Jujuy, na cidade de Tilcara, ainda fica a 200 km de distância de La Quiaca, município na fronteira com a Bolívia que deveria ser a conclusão do trajeto argentino se tudo corresse como previsto.
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Fonte.:Viagen