11:16 AM
25 de abril de 2025

Arma secreta de Putin: a guerra submarina híbrida que a Rússia lançou contra Europa

Arma secreta de Putin: a guerra submarina híbrida que a Rússia lançou contra Europa

PUBLICIDADE


Vladimir Putin
Legenda da foto, Esta é uma das várias estratégias de Vladimir Putin, que afetam os países que apoiam a Ucrânia, especialmente na Europa

  • Author, Frank Gardner e Harriet Whitehead
  • Role, BBC News

Pouco depois do meio-dia, no dia do Natal de 2024, os funcionários da empresa finlandesa de eletricidade Fingrid notaram que o principal cabo submarino que liga a Finlândia à Estônia estava danificado, reduzindo significativamente o fornecimento de energia a este último país.

Naquela tarde, o gerente de operações da Fingrid, Arto Pahkin, foi citado pela emissora nacional da Finlândia como tendo dito: “Temos várias linhas de investigação, desde sabotagem até uma falha técnica, e nada foi descartado ainda. Pelo menos duas embarcações estavam se movendo perto do cabo no momento do incidente”.

Horas depois, uma equipe da guarda costeira finlandesa abordou o navio russo Eagle S, e o conduziu para águas finlandesas. Acredita-se que ele tenha danificado deliberadamente o principal cabo de energia, o Estlink 2.

A União Europeia afirma que a embarcação, registrada nas Ilhas Cook, é, na verdade, parte da “frota fantasma” da Rússia. Suspeita-se que o antigo navio-tanque seja usado para transportar produtos petrolíferos russos embargados.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima