O Arquivo Nacional recebeu uma doação de documentos sobre religiosidade afro-brasileira e debates políticos que marcaram a experiência negra no Brasil. Esse acervo fazia parte do Centro de Estudos e Pesquisas de Cultura Iorubá, fundado em 1977.
Ao longo de décadas, o jornalista, antropólogo e babalaô Fernandez Portugal Filho reuniu o material. Em 1999, a instituição já tinha feito a doação de um primeiro lote, composto por recortes de jornais, convites, material bibliográfico, folhetos e divulgações de eventos relacionados à arte e cultura negra, à luta contra a discriminação racial, à saúde da população negra, ao feminismo, à política e ao movimento negro.
Documentos sonoros e audiovisuais também estão em vias de serem adquiridos pelo Arquivo Nacional.
O material está sendo analisado pela Divisão de Processamento Técnico de Documentos Privados da instituição, que também entrevistou na segunda (17) Fernandez Portugal para entender o processo de formação do acervo.
Para o Arquivo Nacional, a aquisição do material amplia a diversidade de documentos sob a guarda da instituição.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo


