7:55 PM
31 de julho de 2025

Arraiá da Cidadania será exemplo com destinação correta de resíduos

Arraiá da Cidadania será exemplo com destinação correta de resíduos

PUBLICIDADE



Ninguém gosta de sair de casa no final de semana para se divertir, curtir um show, um evento e ver sujeira de consumo espalhada pelo chão! E no “1º Arraiá da Cidadania”, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de (Setasc-MT), a população terá a experiência de “lixo zero” na questão de limpeza, sustentabilidade e gestão de resíduos, com o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação em parceria com a “Origem Compostagem” e a Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam). Uma ação de conscientização, cidadania e solidariedade, pois todo o material vai gerar renda aos trabalhadores cooperados e pequenos agricultores.

Nos dias 25, 26 e 27 de julho são esperadas 30 mil pessoas, sendo 10 mil cada, e, para isso, terá uma equipe para a coleta do lixo e promoção de práticas de sustentabilidade ambiental, com sinalização educativa apontando estações para a coleta seletiva e pontos de reciclagem para a destinação correta dos resíduos sólidos gerados na primeira edição do Arraiá da Cidadania. Isso evitará qualquer contratempo, mal cheiro, e um evento totalmente sustentável.

Enquanto a Coorepam faz a coleta, separação e destinação correta dos resíduos sólidos e secos, que podem ser vendidos para reciclagem, como papel, plástico, metais e vidro, a Origem Compostagem fará do resíduo orgânico, que são materiais de origem animal ou vegetal que se decompõem naturalmente e podem ser reciclados, como restos de alimentos, que resultarão em adubo de alta qualidade.

A compostagem é um processo microbiológico que demora um tempo médio de três a cinco meses para ser transformado em adubo. Todo o material vai para os agricultores familiares do Estado de Mato Grosso, selecionados juntamente com consultores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

“No evento, a gente vai atuar com a destinação responsável desses resíduos, trazendo impacto positivo, ou seja, deixando de encaminhar para aterros sanitários e lixões, evitando gases de efeito estufa, transformando esses resíduos em adubo. Depois vamos organizar junto com o Instituto INCA a doação de parte desse adubo produzido no evento”, destaca Yasmin Rojas, fundadora da Origem Compostagem.

O “Arraiá da Cidadania – Programa Ser Família” foi idealizado por Virgínia Mendes e a realização é da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família e Setasc-MT, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, para a promoção de serviços essenciais e solidariedade, unindo a cultura e lazer, e execução pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação.

IMPACTO

O Arraia da Cidadania dará um exemplo importante de sustentabilidade ao garantir que esses resíduos sejam encaminhados de forma adequada.

Portanto, o impacto ambiental é extremamente positivo e essas ações demonstram que, com responsabilidade, pode-se transformar o que seria lixo em recursos, porque na verdade não existe lixo, existe resíduo fora do lugar.

“Eu espero que a inciativa seja referência e inspire outros eventos, instituições e empresas a seguirem por esse caminho. Será um evento lindo. No final, não vai ter lixo no chão, aquela poluição visual; não vai ter nada fedido, nada feio. E é esses lugares que a gente gosta de frequentar, né?

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Reforça ainda que escolhendo por ações de sustentabilidade há o compromisso com o combate a mudanças climáticas, de comunidades sustentáveis. Também um consumo, produção e destinação responsável, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que apresenta 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos até 2030, de acordo com os trabalhos realizados pelo Instituto INCA.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima