Maratonas costumam ser uma ótima oportunidade de unir o esporte à chance de conhecer lugares novos ao redor do planeta. Distribuídas em metrópoles e regiões cênicas do mundo, as tradicionais corridas a pé atraem entusiastas de todas as partes, sejam eles profissionais ou amadores que buscam uma rotina mais saudável.
Mas será que é possível definir quais maratonas são as mais bonitas do mundo? O site Sportsshoes.com tentou fazer exatamente isso, e usando critérios (teoricamente) objetivos: em vez de perguntar a opinião das pessoas, exibiu fotos de alguns dos trechos mais belos onde são realizadas maratonas, avaliando o movimento dos olhos dos voluntários.
Considerando dois critérios principais (o tempo médio olhando para as imagens e a média de tempo necessária para fixar o olhar pela primeira vez, ambos em segundos), o site desenvolveu o que chamou de “eye-catching score” – a “pontuação de captura do olhar”, em tradução livre. E chegou ao seguinte top 5 do que seriam as maratonas mais bonitas do mundo atualmente:
1. Big Sur International (Estados Unidos)

De longe, foi a corrida que mais conquistou olhares das pessoas pesquisados: em uma pontuação que poderia ir até 100, a Big Sur International, realizada na Califórnia, conquistou um score de 99.
Essa corrida reúne cerca de 4,5 mil participantes anualmente e é realizada desde 1986 na costa do Pacífico, com paisagens deslumbrantes na região montanhosa à beira-mar conhecida como Big Sur. Percorrendo a estrada estadual número 1, ela tem como seu ponto mais famoso a Ponte Bixby, que se estende por mais de 200 metros a uma altura de 85 metros, mais ou menos na metade da rota.
A corrida acontece no último domingo de abril. Saiba mais sobre a Big Sur International Marathon.
2. Great Wall (China)

Você sabia que é possível correr uma maratona em cima da Muralha da China? Essa é a proposta da Great Wall Marathon, medalha de prata no ranking das mais bonitas do mundo, que desde 1999 acontece no terceiro sábado de maio. O trecho escolhido é o chamado Huangyaguan, a cerca de 125 km da cidade de Tianjin, e a corrida é considerada muito mais desafiadora do que as maratonas “normais”: isso porque, em função da própria arquitetura da muralha, parte do trajeto envolve subir e descer milhares de degraus. Mais exatamente, 5.164 degraus de pedra.
Não é à toa que o tempo mais rápido que alguém percorreu essa maratona é de quase 3 horas e 10 minutos, enquanto o recorde mundial para a distância (estabelecido pelo queniano Kelvin Kiptum, na maratona de Chicago, em 2023) é de 2 horas e 35 segundos. Saiba mais sobre a corrida da Muralha da China.
3. Loch Ness (Escócia)

É improvável que você veja o mítico monstro do Lago Ness enquanto corre essa maratona, mas as outras paisagens da região das Highlands escocesas já garantem um dos trajetos mais belos do mundo para corrida a pé: colinas verdes, o próprio lago e outros elementos bem característicos dessa parte do mundo se sucedem ao longe, até a conclusão dos 42 km na cidade de Inverness.
A maratona ocorre no final de setembro. Saiba mais.
4. Marathon du Mont-Blanc (França)

Assim como ocorre na maratona da Muralha da China, a corrida nas estradas em torno do Mont-Blanc, o pico mais alto dos Alpes, são para atletas mais experientes: o ar rarefeito da altitude e a inclinação de diversos trechos tornam o trajeto ainda mais desafiador do que o habitual, e já houve anos em que ninguém conseguiu correr abaixo de 4 horas em meio a paisagens de tirar o fôlego (literalmente).
Disputada desde 2003 (com uma meia-maratona sendo realizada desde 1979 nos mesmos caminhos), a corrida tem como epicentro a cidade francesa de Chamonix. Os vários eventos envolvendo a maratona do Mont-Blanc ocorrem ao longo do último final de semana de junho. Saiba mais.
5. Angkor Wat Empire (Camboja)

O Angkor Wat é o símbolo nacional do Camboja, presente até na bandeira do país. Esse templo, considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, também é o cenário que ajuda a tornar essa maratona relativamente jovem uma das 5 mais bonitas do mundo, de acordo com a pesquisa do Sportsshoes.com: realizada desde 2014, ela também é a primeira maratona “completa” da história do Camboja, que até então só sediava corridas em distâncias menores.
O evento, que antes ocorria no final do ano, agora vem sendo realizado no começo de agosto. Saiba mais.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


