Em inglês, eles têm a expressão “guilty pleasure”, que mal se traduz como “prazer culpado” para o nosso idioma. É quando você gosta muito de algo que sabe ser errado, feio, reprovável. Mas não consegue evitar.
Para quem trabalha com gastronomia, uma parcela dos prazeres envergonhados se relaciona a comer porcaria. Alimentos ultraprocessados, gororobas de paladar infantil, transgressões que podem configurar mau gosto ou até um ligeiro desvio de caráter.
Todos cometemos esses pecadilhos. Em demonstração de boa-fé, vou abrir aqui alguns dos meus.
Gosto dos doces mais doces. Doce de leite argentino com marshmallow. Aquelas tortas de limão cheias de leite condensado, com merengue.
Sempre vou escolher a sobremesa de chocolate. Com mais chocolate. Bolo de chocolate com sorvete de chocolate e cobertura de chocolate —monocromia marrom, uma beleza.
Mudando para os salgados, não vejo problema em comer estrogonofe com feijão. Em casa, coloco uma montanha de queijo ralado sobre o macarrão. Inundo com uma pororoca de ketchup o hambúrguer. O exagero é minha mancada mais recorrente. Quando cozinho para mim mesmo, peso a mão nos queijos, nos molhos e nos temperos.
Em particular, o alho. Dobro ou triplico as quantidades da receita. E sofro as consequências, resignado.
Então cresci o olho quando o jornal The New York Times publicou uma receita de macarrão com molho de tomate e 40 dentes de alho.
No Google, topei com muitas outras receitas semelhantes. Uma delas ia além: tacava 50 dentes de alho. Por que não aumentar o desafio para 60?
É o que temos para esta semana: macarrão com 60 alhos. Parece a receita da morte, mas lhes asseguro que fica uma delícia. O alho cozinha devagarinho no azeite até amolecer, caramelizar de leve e perder a potência bafônica.
Se você ainda assim acha arriscado, use menos alho na primeira vez. Porque haverá outras. É viciante. E guarde esta dica de outro: compre alho descascado.
MACARRÃO AOS 60 ALHOS
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 90 minutos, aproximadamente
Ingredientes
- 60 dentes de alho inteiros e descascados
- 100 ml de azeite
- 2 latas de tomate pelado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 400 g de macarrão de sua preferência
- Queijo ralado para servir
Modo de fazer
- Acomode o alho no fundo de uma panela e despeje azeite até cobrir, ao menos parcialmente, todos os dentes.
- Este molho é mais facilmente preparado num cooktop por indução: cozinhe por 1 hora na temperatura mínima (60ºC). Até o alho amolecer e ficar levemente caramelizado.
- O segundo melhor método é o forno: asse o alho no azeite a 200ºC até obter o mesmo resultado. Se fizer na boca do fogão a gás, reduza a chama ao mínimo possível e preste máxima atenção, mexendo constantemente, para não queimar o alho.
- Adicione o tomate e cozinhe até o molho engrossar, cerca de 15 minutos. Acerte o tempero.
- Enquanto isso, cozinhe a massa segundo as instruções da embalagem. Escorra, misture ao molho e sirva com queijo ralado à parte.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo