3:28 PM
28 de dezembro de 2025

As táticas de Putin para manter o apoio dos bilionários russos

As táticas de Putin para manter o apoio dos bilionários russos

PUBLICIDADE


O presidente russo, Vladimir Putin, preside uma reunião de grandes empresas no Kremlin, em Moscou, em 24 de fevereiro de 2022.

Crédito, ALEXEY NIKOLSKY/SPUTNIK/AFP

Legenda da foto, Putin convocou líderes empresariais ao Kremlin no dia em que ordenou a invasão em grande escala da Ucrânia.

    • Author, Vitaly Shevchenko
    • Role, Editor da BBC Monitoring Russia
  • Tempo de leitura: 6 min

Durante a guerra contra a Ucrânia, o número de bilionários na Rússia atingiu um recorde histórico. Mas nos 25 anos em que Vladimir Putin está no poder, os ricos e poderosos da Rússia — conhecidos como oligarcas — perderam quase toda a sua influência política.

Tudo isso é uma boa notícia para o presidente russo. As sanções ocidentais não conseguiram transformar os super-ricos em seus oponentes, e suas políticas de recompensa e punição os transformaram em apoiadores silenciosos.

O ex-banqueiro bilionário Oleg Tinkov sabe exatamente como funcionam as regras do jogo.

No dia seguinte ao que ele criticou a guerra como “loucura” em uma publicação no Instagram, seus executivos foram contatados pelo Kremlin. Foi-lhes dito que o Tinkoff Bank, o segundo maior banco da Rússia na época, seria nacionalizado, a menos que todos os laços com seu fundador fossem cortados.

“Não pude discutir o preço”, disse Tinkov ao New York Times. “Era como um refém: você aceita o que lhe oferecem. Não pude negociar.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima