8:57 PM
11 de janeiro de 2026

Atestado médico no papel vai acabar em 2026? Entenda

Atestado médico no papel vai acabar em 2026? Entenda

PUBLICIDADE



Ler Resumo

O ano começou e você não precisa se preocupar caso precise se ausentar do trabalho por motivos de saúde. Ao contrário do que diz um boato difundido nas redes sociais em dezembro, atestados médicos em papel continuam valendo normalmente.

A informação é confirmada pelo próprio Conselho Federal de Medicina (CFM), que vem tentando implementar uma plataforma para emissão de atestados digitais, mas destaca: mesmo quando o novo sistema entrar em vigor, isso não quer dizer que os documentos físicos perderão a validade, já que a legislação não mudou.

O que dizia a fake news

Os boatos que circularam nas redes sociais no final do ano afirmavam que, a partir de março de 2026, empregadores ao redor do Brasil só poderiam aceitar atestados digitais. O motivo seria uma nova regra do CFM, que deixaria de considerar válidos os tradicionais documentos em papel no qual o médico confirma os problemas de saúde do paciente, para justificar eventuais ausências ao trabalho.

A informação é falsa e foi desmentida pelo próprio CFM ainda em dezembro.

O que realmente vai acontecer

Todos os atestados médicos, sejam físicos ou digitais, seguem válidos e aceitos em todo o território nacional. Parte da confusão que originou os boatos na internet surgiu com a criação do Atesta CFM, uma plataforma com a qual o Conselho pretende facilitar e aumentar a segurança da emissão de atestados, para evitar fraudes.

No momento, a implementação dessa plataforma está suspensa por decisão judicial. Mas, mesmo quando (ou se) o Atesta CFM voltar ao ar, isso não quer dizer que os documentos em papel deixarão de valer: por enquanto, é apenas uma nova ferramenta para emissão de atestados, que atua de forma complementar, mas não substitui a versão física.

Continua após a publicidade

“Não há qualquer mudança na legislação, seja emanada pelo Poder Legislativo ou pelo Conselho Federal de Medicina, que determine a emissão exclusiva de atestados por meio digital”, reforça a nota do CFM.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima