
A Avianca teve 70% de sua frota afetada por uma atualização de software requerida pela Airbus. Em 28 de novembro, a fabricante anunciou um recall para quase 6 mil aeronaves com um software vulnerável à radiação solar. Desde então, a companhia aérea colombiana já vem implementando a correção em seus aviões.
Esse recall ocorreu após a falha em um voo da JetBlue, que voava de Cancún à Newark, cidade próxima à Nova York, no final de outubro. Sem intervenção dos pilotos, o avião teve uma perda repentina de altura devido a uma explosão solar, fenômeno em que uma intensa ejeção de energia do Sol atinge a Terra e pode afetar sistemas de telecomunicação e aviação. Cerca de 15 pessoas ficaram feridas, e a equipe teve de pousar a aeronave em Tampa, na Flórida.
A Avianca anunciou já ter atualizado o software de 51% de sua frota de A320 e prevê concluir o processo nos próximos dias. Durante esse procedimento técnico, a companhia suspendeu as vendas até 8 de dezembro e está oferecendo aos passageiros afetados a possibilidade de reacomodação, seja em voos da própria empresa ou de aéreas parceiras (conheça todas neste link).
Caso essas opções não se ajustem aos planos de viagem do cliente, a companhia possibilita:
- Remarcar a data do voo pelo Contact Center, sem cobrança de multa ou diferença tarifária. A nova viagem pode ser agendada para até 180 dias após a data original, conforme disponibilidade.
- Solicitar reembolso dos trechos não utilizados, por meio do site oficial, do Contact Center, das lojas da Avianca ou na agência de viagens onde foram compradas as passagens.
A empresa recomenda verificar os comunicados enviados ao e-mail associado à reserva ou pelos canais oficiais, além de consultar o status do voo no site. Caso o voo não esteja confirmado, o passageiro deve evitar se deslocar até os aeroportos.
O modelo A320 faz parte de uma família que incluiu A318, A319, A320 e A321. Somados, são cerca de 11,3 mil aviões pelo mundo, sendo 6.440 somente do A320. A quantidade é tão significativa que qualquer interrupção, mesmo que por poucos dias, gera ondas de impacto global na aviação.
Situação de outras companhias
A Latam prevê o cancelamento de dois voos de sua afiliada da Colômbia. As demais operações, incluindo as do Brasil, não devem ser afetadas. A companhia informou que já está implementando as medidas exigidas pela Airbus em sua frota de A320.
Os passageiros afetados serão contatados pela Latam, que afirma oferecer alternativas para que o voo seja iniciado em até 24 horas em relação ao horário original. Também é possível alterar a data da viagem ou solicitar reembolso sem custo pelo site oficial .
A chilena JetSmart Airlines afirmou que as atualizações estão em andamento e que suas operações seguem normalmente, sem alterações nos voos. O grupo destaca que vem cumprindo os prazos estabelecidos pela fabricante e que continuará monitorando a situação.
A American Airlines afirmou que 209 de seus 480 aviões do modelo afetado precisavam de correção. A empresa prevê a conclusão das atualizações até esta segunda-feira (1). A United Airlines relata não ter sido afetada pelo recall.
Na Europa, a Air France cancelou 38 voos para aplicar as medidas, o que afetou 5% de sua frota diária. A Wizz Air afirmou no sábado que as atualizações de software foram realizadas durante a noite em todos os seus aviões A320, e não espera mais interrupções. Já a Lufthansa não apontou uma estratégia para aplicar as medidas em suas 156 aeronaves da família A320, mas disse esperar poucos atrasos.
Companhias asiáticas também se mobilizaram para realizar as atualizações. A indiana IndiGo informou ter concluído o ajuste em 160 de seus 200 aviões, e a Air India relatou ter feito o mesmo em 42 de suas 113 aeronaves impactadas.
A japonesa ANA Holdings cancelou 95 voos no sábado, o que afetou 13,5 mil viajantes. Por outro lado, a Japan Airlines tem uma frota majoritariamente composta por aviões da Boeing e não utiliza o A320.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte.:Viagen


