1:11 PM
24 de setembro de 2025

Avião despenca em área turística do Pantanal e mata quatro pessoas incluindo renomado arquiteto e cineastas brasileiros

Avião despenca em área turística do Pantanal e mata quatro pessoas incluindo renomado arquiteto e cineastas brasileiros

PUBLICIDADE


Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na noite de terça-feira (23), em uma área de difícil acesso na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A aeronave caiu na Fazenda Barra Mansa, local turístico conhecido por ter sido uma das locações de gravação da novela Pantanal, da TV Globo.

Entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores do mundo, além dos cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., e do piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros.

As causas do acidente serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

As vítimas

Kongjian Yu

Professor da Universidade de Pequim e doutor pela Universidade de Harvard (EUA), Kongjian Yu era diretor do escritório Turenscape, um dos maiores de arquitetura paisagística do mundo. Conhecido como o “pai das cidades-esponja”, foi responsável por projetos urbanos que utilizam soluções baseadas na natureza para absorver e aproveitar águas pluviais, em vez de expulsá-las por canalizações.

Ele atuava como consultor do governo chinês e desenvolveu projetos em mais de 70 cidades, que se tornaram referência internacional em sustentabilidade urbana. No Brasil, estava em missão no Pantanal após participar da Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Cineasta e diretor de documentários, Luiz Ferraz trabalhava desde 2007 na Olé Produções, além de parcerias com produtoras nacionais e internacionais. Dirigiu a série indicada ao Emmy Internacional “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, para a HBO/Pacha Films, e “To Win or To Win”, para o grupo árabe MBC/Shahid.

Assinou ainda a produção e direção do documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto português Álvaro Siza, exibido em festivais no Brasil e no exterior, além da série Algo no Espaço, sobre artistas e escultores brasileiros.

Rubens Crispim Junior 

Paulistano, formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, Rubens Crispim Jr. era documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Fundador da produtora Poseídos, atuava há quase 20 anos no audiovisual, com trabalhos exibidos em canais como Discovery, National Geographic, Arte 1, TV Globo e TV Cultura.

Entre seus projetos de destaque estão o documentário Segue o Baile Bixiga 70, exibido em festivais como In-Edit Brasil e Mimo Festival, e produções para a Pinacoteca de São Paulo. Também coordenou o setor audiovisual da Amigos da Arte, organização responsável por atividades culturais em todo o estado paulista.

Marcelo Pereira de Barros

Piloto e dono da aeronave, Marcelo era morador de Aquidauana e atuava no transporte aéreo privado na região do Pantanal e Serra da Bodoquena. Segundo amigos, ele tinha ampla experiência em sobrevoos turísticos. Marcelo deixa dois filhos.

O acidente

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, o avião caiu em uma área de mata fechada dentro da Fazenda Barra Mansa. Moradores da região relataram ter ouvido o barulho da queda e acionaram o socorro.

O local é conhecido por receber turistas do Brasil e do exterior e, além de ser ponto de pesquisa ambiental, já foi cenário da novela Pantanal.

As investigações sobre as causas da queda serão conduzidas pelas autoridades aeronáuticas.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima