O beach tennis virou uma febre no Brasil na época da pandemia e, de lá para cá, não parou de ganhar adeptos. Forma divertida de manter o corpo em atividade, ele é repleto de benefícios para a saúde e uma ótima pedida para quem quer deixar o sedentarismo para trás.
Seja você um praticante de longa data ou alguém que apenas começa a entrar nesse universo, conheça melhor as vantagens de praticar beach tennis. E confira, também, alguns pontos de atenção para aproveitá-lo sem se expor a riscos desnecessários.
+Leia também: Pé (e suor) na areia – a moda dos esportes de praia
Benefícios do beach tennis
Confira algumas das grandes vantagens de inserir esse esporte na rotina.
1. Condicionamento cardiovascular
O beach tennis é uma atividade aeróbica, excelente para aumentar sua frequência cardíaca, proporcionando um melhor condicionamento no longo prazo. Além de ser bom para a saúde cardiovascular, pouco a pouco você vai sentir que tem mais fôlego para executar as tarefas do cotidiano.
2. Fortalece o corpo
As pernas vão ser acionadas para percorrer a quadra e estabilizar o corpo todo em um piso instável. Bom para os próprios membros inferiores, esse fortalecimento em torno de estruturas como o quadríceps e os joelhos também contribui para a postura de modo geral e ajuda a estar mais preparado para prevenir quedas e outros acidentes.
3. Queima calorias
O beach tennis é uma atividade física que alterna momentos de menor intensidade (entre os pontos, por exemplo) com outros de mais exigência (como num rally). Esse esforço intercalado é uma ótima maneira de queimar calorias. Se combinado a uma alimentação equilibrada, o exercício pode ser aliado do emagrecimento.
4. Não pesa tanto nas articulações
A superfície mais fofa da areia é menos exigente do que um piso duro, reduzindo o risco de problemas em articulações como os joelhos e tornozelos.
5. É um esporte “social”, mas sem contato
Como toda atividade física, o beach tennis contribui para que seu corpo libere hormônios que favorecem o bem-estar. Mas há um extra: ele é um esporte que necessariamente precisa de outras pessoas para ser praticado, incentivando um aspecto social que também costuma ser útil para quem precisa se motivar a seguir se exercitando. Por outro lado, por não ter um contato físico direto com os jogadores, ele reduz a chance de lesões acidentais.
+Leia também: A onda do beach tennis
Cuidados com a prática
Apesar de ter muitos benefícios, o beach tennis também exige atenção para não expor o corpo a riscos evitáveis.
1. Comece aos poucos
Se você vem de uma rotina totalmente sedentária, o melhor é começar com uma atividade mais leve, para ir se condicionando gradativamente. Tente uma caminhada antes de pular direto para o beach tennis.
Pessoas com sobrepeso e obesidade ou problemas conhecidos de articulações também devem ter atenção: embora a areia reduza o risco desse tipo de lesão, o piso fofo pode provocar acidentes em quem não tem as pernas fortalecidas para lidar com a instabilidade.
2. Escolha o horário certo
Como o nome sugere, o beach tennis é um esporte que costuma ser praticado em ambientes abertos, como a praia. Se esse for o seu caso, evite as partes mais quentes do dia, em que a exposição solar pode aumentar riscos de problemas de pele, desidratação e até estresse térmico.
3. Proteja pele e olhos
Lembre-se sempre de passar protetor solar se você for praticar o beach tennis a céu aberto durante o dia, mesmo nos horários de menor incidência do sol. E não despreze o impacto da luz refletida pela areia em seus olhos: óculos de sol, bonés e viseiras são grandes aliados.
4. Hidrate-se
Com sol ou sem sol, o beach tennis é uma atividade física exigente que vai fazer seu corpo suar bastante. Lembre-se de ir repondo a água perdida, durante a atividade e após. Em dias mais intensos, pode ser útil recorrer a isotônicos, que ajudam a recuperar também os sais minerais eliminados através da sudorese.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril