5:03 AM
11 de dezembro de 2025

Bolsonaro ainda pode recorrer de condenação no STF?

Bolsonaro ainda pode recorrer de condenação no STF?

PUBLICIDADE


O senador brasileiro Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, gesticula ao lado de um cartaz durante uma vigília pela sua saúde e liberdade em Brasília, em 22 de novembro de 2025.

Crédito, AFP via Getty Images

Legenda da foto, Defesa de Bolsonaro diz que decisão foi ‘surpreendente’ e que vai apresentar recurso

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) apoiou por unanimidade na noite de terça-feira (25/11) a decisão do ministro Alexandre de Moraes de encerrar o processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Moraes havia tomado a decisão mais cedo, durante a tarde.

Com isso, começou a execução da pena. Moraes já havia determinado que o ex-presidente continue na sala especial onde está preso preventivamente desde sábado (22/11), na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

A decisão veio após a defesa não apresentar novos embargos de declaração dentro do prazo, encerrado na segunda-feira (24/11).

O ministro também entendeu que não cabem embargos infringentes, já que apenas Luiz Fux votou contra a condenação — e a jurisprudência do STF (conjunto de decisões que estabelecem precedentes para os casos seguintes) aponta que esse recurso só é aceito quando há ao menos dois votos pela absolvição.

Mas a defesa do ex-presidente contesta esse entendimento. Chamou a decisão de “surpreendente” e argumentou que o regimento do STF não exige dois votos pela absolvição para permitir esse tipo de recurso. Afirmou ainda que vai apresentar, dentro do prazo, o recurso que considerar possível. (veja a nota completa abaixo)



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima