Depois que imagens no estilo das animações do Studio Ghibli feitas pelo ChatGPT viralizaram nas redes sociais, agora é a vez das imagens de bonecos em caixas, com acessórios personalizados e embalagens que imitam brinquedos. A tendência ganhou o nome de “IA action figure” (ou bonequinho de IA).
O boom começou após a nova atualização da OpenAI, no dia 25 de março, que passou a permitir a criação de imagens em estilos variados, como realismo, desenho à mão, aquarela, fotos analógicas e no estilo das animações de Hayao Miyazaki, um dos fundadores do estúdio japonês.
A tendência despertou o interesse dos brasileiros, e o termo “action figure” disparou nas buscas, segundo dados do Google Trends. A plataforma mostra que, no mês de abril, as pesquisas sobre o assunto cresceram e as pessoas estão procurando como fazer sua própria action figure no ChatGPT.
O designer e empresário Lucas Gabriel entrou na onda e começou a criar imagens nesse estilo com políticos como o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, a escolha por essas figuras tem o objetivo de seguir uma linha editorial voltada para o tema politico —algo que já é referência em suas redes— e porque esse tipo de conteúdo costuma engajar bastante.
Ele diz que escolhe os mais famosos, justamente por serem os que mais geram engajamento, como Lula, Bolsonaro, Nikolas Ferreira e Pablo Marçal. “Porque sempre vai ter gente defendendo e gente odiando. De todos os lados”, diz.
Uma das publicações mais virais do seu Instagram sobre a tendência, com quase 50 mil curtidas e 1,6 milhão de visualizações, mostra, por exemplo, bonecos de figuras públicas em caixinhas, acompanhados de acessórios que, segundo ele, combinam com a personalidade de cada um.
Lucas diz que faz tudo no ChatGPT usando comandos simples, ajustando o que vai na caixinha conforme muda o personagem. Depois, ele faz algumas edições básicas, como adaptar o formato da imagem para stories no Instagram. Ele afirma que, se o chatbot gerar algo com erro, é só pedir para refazer que ele gera novamente.
Famosos também embarcaram na tendência, como o apresentador Ratinho e a médica e influenciadora Marcela Mc Gowan.
No universo futebolístico, a tendência também chegou aos jogadores, que ganharam suas próprias versões personalizadas.
As imagens até lembram os famosos bonecos Faria Limer, inspirados no estereótipo dos frequentadores da Avenida Faria Lima, centro financeiro de São Paulo, ou até mesmo o boneco do Fantasma do Comunismo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo