9:30 AM
5 de outubro de 2025

Brasil bate Colômbia nos pênaltis e conquista Copa América – 02/08/2025 – Esporte

Brasil bate Colômbia nos pênaltis e conquista Copa América – 02/08/2025 – Esporte

PUBLICIDADE


Brasil e Colômbia fizeram um jogo tenso na decisão da Copa América feminina, que teve agressões, reviravoltas, brilho de Marta e disputa por pênaltis. Ao fim do confronto no estádio Casa Blanca, em Quito, o placar apontou triunfo por 5 a 4 da formação verde-amarela nos tiros da marca penal, após empate por 4 a 4.

As colombianas chegaram a sentir o gosto daquela que seria a sua primeira conquista na competição. Então, apareceu Marta, que marcou no último lance do segundo tempo e forçou a prorrogação, na qual voltou a balançar a rede. Mas Leicy Santos acertou batida de falta no segundo tempo extra, o que tornou necessários os chutes de desempate.

A própria Marta teve nos pés a bola do campeonato e bateu mal, parando na goleira Tapia. A disputa prosseguiu até a oitava rodada de cobranças. Luany acertou a rede pelo Brasil, que contou com uma defesa de Lorena na conclusão de Carabali para, enfim, encerrar uma decisão que se estendeu da tarde para a noite de sábado (2) no Equador.

A seleção, assim, com enorme dificuldade, manteve sua hegemonia no continente. Agora são nove conquistas em dez edições da Copa América, inaugurada em 1991 –a exceção foi em 2006, com triunfo da Argentina.

Na decisão deste sábado, a equipe dirigida por Arthur Elias começou muito mal e teve de correr atrás em boa parte tempo. Buscou o empate três vezes –com Angelina, Amanda Gutierres e, finalmente, Marta– até passar à frente na prorrogação. Mas o fim do jogo ainda reservava emoções…

A final era a esperada desde o início do certame, com as colombianas já bem estabelecidas como a principal ameaça às brasileiras na América do Sul. O duelo derradeiro foi uma reedição do que definiu a disputa anterior, em 2022.

Em 2025, a campanha do Brasil só não teve aproveitamento de 100% justamente por causa de um 0 a 0 com a Colômbia, na fase de grupos. Na ocasião, a goleira Lorena foi expulsa aos 23 minutos do primeiro tempo, o que obrigou as futuras campeãs a adotar um comportamento cauteloso –o empate lhe assegurou a primeira colocação da chave.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima