4:53 PM
16 de outubro de 2025

Brasil, Cuba, Chile: o histórico de intervenções da CIA na América Latina

Brasil, Cuba, Chile: o histórico de intervenções da CIA na América Latina

PUBLICIDADE


Foto do QG da CIA em Virginia.

Crédito, Carol M. Highsmith/ Library of Congress / Domínio Público

Legenda da foto, Imagem do QG da CIA em Virginia

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

A autorização do governo de Donald Trump para que a CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, busque interferir na gestão de Nicolas Maduro, presidente da Venezuela desde 2013 e herdeiro político de Hugo Chávez (1954-2013), é só mais um capítulo na longa sequência de ações da agência norte-americana em países latino-americanos.

Desde que foi fundada, em 1947, a organização civil protagonizou, muitas vezes de forma secreta, trabalhos de coleta, processamento e análise de informações de segurança nacional em todo mundo.

Sobretudo no contexto de Guerra Fria, havia um esforço em conter avanços de regimes socialistas e colocar panos quentes em qualquer sinal que pudesse representar uma fagulha para um governo de esquerda.

“A CIA, agência criada na década de 40, externa essa lógica de conter, de impedir que as ideias que não condizeriam com a ideologia do mundo ocidental avançassem sobre o mundo ocidental”, esclarece à BBC News Brasil o historiador e jornalista Rômulo Dias, autor do podcast ZGCast e professor de política internacional no Espaço Zeitgeist.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima