5:50 PM
16 de agosto de 2025

Brasil é um dos 3 países que mais usa ChatGPT no mundo; confira mais números

Brasil é um dos 3 países que mais usa ChatGPT no mundo; confira mais números

PUBLICIDADE


Nome mais relevante da atual onda da inteligência artificial (IA) generativa, o ChatGPT já faz parte do cotidiano de muita gente no Brasil. Quem afirma isso é a própria OpenAI a partir de um estudo que não só comprovou a popularidade do serviço por aqui, mas trouxe números sobre o cenário.

De acordo com o levantamento, que é o primeiro estudo da OpenAI dedicado exclusivamente ao Brasil, o país está entre os três mais países que mais utilizam o chatbot em todo o planeta. Aproximadamente cerca de 140 milhões de mensagens são enviadas por brasileiros ao ChatGPT todos os dias — globalmente, essa estatística chega a 2 bilhões  de prompts.

chatgpt-celular-prompt
Público nacional faz uso intenso da IA diariamente. (Imagem: Freepik.com/frimufilms)

De acordo com Nicolas Robinson Andrade, chefe de Políticas da OpenAI nas regiões da América Latina e Caribe, esse uso intenso reflete “a criatividade, curiosidade e capacidade de adaptação dos brasileiros“, que já encontrou utilidade “muito além do óbvio” para a plataforma.

“Esses números e histórias são um poderoso testemunho da inventividade e talento do povo brasileiro. O desafio é garantir que os benefícios da IA sejam amplos, inclusivos e sustentáveis — algo que só se constrói com diálogo, responsabilidade e compromisso”, argumenta o executivo ao divulgar o estudo em seu perfil do LinkedIn.

O levantamento foi produzido pelas equipes regional e global da OpenAI em parceria com especialistas do setor, além de empresas e organizações.

O comportamento do brasileiro no ChatGPT

No relatório, a OpenAI reuniu uma série de estatísticas sobre os hábitos e as preferências de uso da plataforma de IA pelo público nacional. Confira abaixo alguns desses dados.

  • a maior parte dos usuários (60%) da plataforma no país têm idade entre 18 e 34 anos;
  • Os três campos que mais recebem solicitações e prompts no Brasil são os seguintes: comunicação e redação (20%), aprendizado e capacitação (15%) e o conjunto programação, ciência de dados e matemática (6%);
  • regiões fora das metrópoles nacionais se destacam entre as que mais registram o uso da IA, incluindo estados como Tocantins, Amapá, Paraná, Mato Grosso e Paraíba;
  • 46% das micro, pequenas e médias empresas utilizam IA generativa, com a grande maioria relatando “ganhos claros de produtividade e redução de custos”;
  • o Brasil é um dos cinco países com mais desenvolvedores brasileiros ativamente utilizando a API do ChatGPT para criar soluções personalizadas;

O relatório da OpenAI ainda trouxe estudos de caso e descrições de aplicações práticas da IA no país. Elas incluem registros na redução de 95% no uso de herbicidas na agricultura, melhora de 26% na eficiência dos atendimentos de emergência hospitalar e um sistema de sincronia entre ambulâncias e semáforos criado pela Unicamp usando IA que reduz o tempo de resposta em até 50%.

Na última semana, a companhia disponibilizou oficialmente a nova versão do grande modelo de linguagem (LLM) da empresa: o GPT-5. Apesar de carregado de expectativa, o lançamento foi considerado desastroso pela indústria pela alta quantidade de críticas às mudanças na IA — a ponto de a OpenAI até devolver o acesso à variante anterior para usuários que preferiam a personalidade e as respostas antigas.

Quer conhecer a história da origem da OpenAI e do desenvolvimento do ChatGPT? Confira essa trajetória neste vídeo do TecMundo!



Fonte.: TecMundo

Leia mais

Rolar para cima