A ministra das Relações Exteriores substituta, Maria Laura da Rocha, afirmou neste sábado (3) que o governo do Brasil reconhece a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como a líder interina do país.
“Na ausência do atual presidente, [Nicolás] Maduro, é a vice-presidente. Ela está como presidente interina”, declarou Maria Laura, que participou de nova reunião no Itamaraty sobre as consequências da operação militar americano que resultou na captura do ditador venezuelano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou virtualmente o encontro da tarde deste sábado no Itamaraty, assim como fez na reunião da manhã.
Na maior intervenção contra a América Latina em décadas, os Estados Unidos atacaram a Venezuela neste sábado, bombardeando a capital, Caracas, e capturando Maduro e sua esposa.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que Maduro e Cilia Flores estão em um navio militar americano no Caribe, de onde partirão para Nova York para serem julgados por narcoterrorismo e crimes relacionados a tráfico de drogas.
Horas depois, em declaração à imprensa, Trump disse que vai governar a Venezuela até que ocorra uma transição. Segundo ele, o petróleo venezuelano “voltará a fluir” com petroleiras dos EUA à frente das operações e da infraestrutura do país.
Fonte.:Folha de S.Paulo


