11:46 AM
16 de outubro de 2025

Brasil regula redes, mas deixa lacunas abertas difíceis de solucionar

Brasil regula redes, mas deixa lacunas abertas difíceis de solucionar

PUBLICIDADE


E não é que, enfim, saiu a regulação das redes sociais e plataformas digitais aqui no Brasil? A gente tem falado bastante do assunto aqui em Deu Tilt, desde quando o programa começou, de PL da IA, ECA digital, de medida provisória para datacenters e, enfim, essas coisas começaram a caminhar.
Helton Simões Gomes

Com o ECA Digital, as plataformas serão obrigadas, entre outras coisas, a verificar a idade dos usuários para proteger crianças e adolescentes. Mas outro ponto em aberto é como a aferição etária vai ocorrer. A ANPD terá papel central como “xerife” desse processo, mas precisa de orçamento e pessoal para atuar de fato.

O presidente Lula sancionou o ECA digital, que é uma lei pra levar o ECA, que já funciona no mundo físico, pro mundo digital e começar a exigir que as plataformas identifiquem a idade das pessoas que usam por lá pra direcionar conteúdos mais apropriados e comecem a mitigar riscos [de conteúdos] que são não pertinentes pra idade daqueles usuários.
Helton Simões Gomes

Diogo Cortiz chama atenção para o “jogo duplo” do governo, que ao mesmo tempo em que cria mais exigências para as big techs, oferece benefícios fiscais para instalação de data centers no país.

Esse jogo duplo que você colocou é interessante, né? Ao mesmo tempo que o Brasil cria uma série de propostas regulatórias, trazendo mais regra por jogo ali das big techs, muita gente entende que o Redata é quase que um afago, né? Vamos entender: o Redata, que a gente já fez um episódio de Deu Tilt sobre isso, vai trazer alguns benefícios, antecipando essas isenções [tributárias] para a instalação de datacenters no Brasil.
Diogo Cortiz

Os incentivos para data centers podem ser estratégicos também para negociações com os EUA, diz Helton.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima