12:17 PM
9 de outubro de 2025

Brasileiro inova ao lançar plataforma grátis para comunidade autista

Brasileiro inova ao lançar plataforma grátis para comunidade autista

PUBLICIDADE


Mais de 2,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com TEA no Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2022. Caso você não saiba, pessoas com Transtorno do Espectro Autista tem diversas dificuldades no cotidiano, como encontrar bons profissionais para dar segmento ao tratamento, tanto pelo sistema público quanto o particular.

Neste cenário, João Paulo Mendonça, líder de tecnologia, autista e pai solo de um filho com autismo nível 2 de suporte, uniu sua vivência pessoal e profissional para criar a plataforma Apoio Azul.  

O criador afirma que viveu na pele a dificuldade que milhões de famílias enfrentam, como a busca fragmentada por informações confiáveis e a sensação de solidão em um sistema que não é integrado. 

“O Apoio Azul não nasceu de uma oportunidade de negócio, mas de uma necessidade vivida. Cada funcionalidade, desde a busca por apoio até a gestão de rotinas, foi pensada para resolver um problema real que eu e meu filho enfrentamos.”, enfatiza João.

1759948437807.jpeg
Criador do Apoio Azul e seu filho em 2011 (Imagem: Arquivo Pessoal/João Paulo Mendonça)

No site, podem se cadastrar pessoas com autismo, pais e cuidadores, centros de atendimento, clínicas, organizações e profissionais da área da saúde. Ele também oferece biblioteca de conteúdos, cursos de capacitação, modelos de relatórios, checklists e fichas, além da agenda de rotina visual. 

Tecnologia brasileira a serviço da inclusão 

A plataforma oferece um sistema de identificação digital voluntário, gerando um ID único para cada usuário. Essa “Carteirinha de Identificação” digital pode ser usada para suporte técnico, sem expor dados pessoais sensíveis.  

O projeto foi desenvolvido com infraestrutura hospedada em data centers no Brasil, o que garante conformidade com a LGPD e reforça a confiança da comunidade. Além disso, sua arquitetura serverless no Google Cloud utiliza Firebase como seu núcleo.

A próxima fase de expansão utiliza IA e Big Data para transformar o Apoio Azul em um sistema proativo e personalizado. Por meio da coleta e anonimização de dados, será possível criar o “Mapa do Autismo” em tempo real, identificando demandas regionais por terapias e profissionais especializados. 

Essa análise permitirá recomendações personalizadas para cada usuário, facilitando o acesso rápido a conteúdos, serviços e especialistas. Os insights gerados também terão aplicação ética e social, ajudando a orientar políticas públicas e ampliar o impacto da plataforma sem comprometer a privacidade dos usuários.

O Apoio Azul é um projeto promissor criado com propósito por e para brasileiros, como endossa o tech leader: 

“Minha formação e carreira de 24 anos em tecnologia, liderando projetos complexos e até atuando como CEO de uma multinacional, me deu as ferramentas; minha vida como pai e autista me deu o propósito. Percebi que toda a minha trajetória profissional havia me preparado para construir a infraestrutura que faltava para a nossa comunidade.” 

Ao crescer, o Apoio Azul se tornará a maior fonte de dados em tempo real sobre as necessidades da comunidade autista no Brasil, afirma o criador. Ainda, por meio de um dashboard de dados anonimizados, serão extraídos insights que hoje são invisíveis para o poder público. 

Quer saber mais sobre tecnologias inclusivas? Continue acompanhando o TecMundo para se manter atualizado. 

 



Fonte.: TecMundo

Leia mais

Rolar para cima