1:09 AM
25 de agosto de 2025

Brasileiros e europeus se unem para ajudar famílias do 8/1

Brasileiros e europeus se unem para ajudar famílias do 8/1

PUBLICIDADE



“Crianças, mulheres, idosos e doentes estão passando fome.” Esse é o alerta que a advogada Taniéli Telles, presidente do Instituto Gritos de Liberdade, faz no vídeo de lançamento da campanha “Adote uma Família Patriota”. A iniciativa começou a ser divulgada na última semana por voluntários do Brasil e da Alemanha, e quer reunir doadores que se comprometam a ajudar mensalmente famílias de presos e exilados do 8 de janeiro. Os valores doados serão revertidos em alimento.

De acordo com Taniéli, há adultos e crianças com a geladeira vazia porque seus provedores financeiros estão no presídio ou em outro país. “Essas famílias foram cruelmente punidas”, aponta. “Foram privadas de seus bens e de sua dignidade”, continua, ao afirmar que a situação é “desesperadora”.

Em um dos casos, segundo ela, os pais de duas crianças foram presos nos atos do 8/1 e condenados à pena de 13 anos. “Esse pai nunca saiu da prisão, a mãe está no exílio, e os dois filhos menores seguem no Brasil e precisam de ajuda”, alerta. Ela cita também dezenas de idosos que seguem com tornozeleira eletrônica e pessoas com a saúde debilitada que precisam de ajuda. “Tem pessoas com câncer e doenças graves”, informa.

Diante da situação, o Instituto Gritos de Liberdade, com sede em Santa Catarina, uniu forças com voluntários da Alemanha para reativar uma iniciativa de “adoção” de famílias, lançada por eles ano passado. “A expectativa é que agora essa campanha se torne permanente, devido à gravidade e continuidade da situação”, diz a administradora de empresas Samia Sittel-Faraj.

“Esperamos que brasileiros, tanto no Brasil quanto no exterior, compreendam a urgência e se mobilizem para atender a essas pessoas”

Samia Sittel-Faraj, administradora de empresas que reside na Alemanha

Campanha de 2023 atendeu a 100 famílias

Responsável pela Liga Conservadora Brasil-Alemanha, Samia relata que 100 famílias foram acolhidas em 2023, e que o resultado surpreendeu. “Tivemos até o caso de um padrinho do Pará que saiu de sua cidade para conhecer pessoalmente a família que ele adotou, em Santa Catarina”, comenta, ao citar que há um vídeo do encontro.

No entanto, ela explica que os pedidos de ajuda aumentaram muito nos últimos meses e, por isso, a meta inicial para a nova campanha é atender a pelo menos 200 famílias. “Esperamos que brasileiros, tanto no Brasil quanto no exterior, compreendam a urgência e se mobilizem para atender a essas pessoas”, solicita.

Até esta segunda-feira (7), de acordo com ela, a campanha recebeu apoio dos movimentos Patriotas em Roma, Patriotas na Espanha, Patriotas em Barcelona e do grupo Democracy for Brazil (Democracia para o Brasil), na Suíça. “Todos estão ajudando a divulgar e a mobilizar doadores em seus respectivos países”, comemorou.

Como funciona a campanha “Adote uma Família Patriota”?

Segundo o Instituto Gritos de Liberdade, cada família adotada receberá uma compra de alimentos mensal de R$ 350. Esse valor pode ser doado por uma única pessoa mensalmente ou resultado de várias contribuições. “Quer doar mais? Ficaremos muito felizes. Quanto maior a doação, maior é o alcance da solidariedade”, incentiva Taniéli.

Para adotar uma família, o padrinho ou madrinha deve preencher um formulário online, informando seu desejo de ajudar mensalmente uma família. “Ali será informado o valor da contribuição e por quantos meses quer ajudar”, explica a presidente de entidade, pontuando que o padrinho ou madrinha saberá qual é a família adotada.

“O doador conhecerá a história dessa família e também poderá acompanhar, de forma transparente, a destinação de cada centavo de sua ajuda”, garante a presidente do Instituto Gritos de Liberdade. “E quem não puder adotar uma família sozinho, pode ajudar com qualquer valor”, ressalta, incentivando a participação.

“Seja a resposta da oração de alguém, seja um padrinho ou uma madrinha patriota porque a fome tem pressa”, finaliza Taniéli. As contribuições podem ser enviadas pela chave Pix 56.976.663/0001-09 ou pelo PayPal deliberdadegritos@gmail.com.





Fonte. Gazeta do Povo

Leia mais

Rolar para cima