7:51 PM
6 de julho de 2025

Brics é ‘antiocidente’? Como se comporta o bloco

Brics é ‘antiocidente’? Como se comporta o bloco

PUBLICIDADE


Presidentes do Brasil, China, África do Sul, Índia e o ministro das relações exteriores da Rússia tiram foto juntos em reunião dos Brics

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Líderes dos Brics reunidos em 2023, na África do Sul. Ampliação dos membros de conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio tem aumentado críticas de que o bloco seria contra o Ocidente

A Cúpula dos Brics começa neste domingo (6/7), no Rio de Janeiro, em meio a repetidas manifestações de lideranças americanas de que o bloco que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo seria, na verdade, um grupo antiocidental.

A presença no bloco de tradicionais adversários políticos dos Estados Unidos como a Rússia, China e, mais recentemente, o Irã, é vista, por especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, como um dos elementos que ajudou a criar essa visão de que o bloco seria contra o chamado “Ocidente”.

O termo “Ocidente” é comumente utilizado por especialistas em Relações Internacionais para designar um conjunto de países majoritariamente democráticos, composto pelos Estados Unidos, Canadá, as nações da Europa Ocidental e o Japão e que, durante a Guerra Fria, se opuseram ao bloco socialista liderado pela União Soviética.

Em 2024, o então senador e atual secretário de Estado americano, Marco Rubio, escreveu um artigo descrevendo os Brics como uma ameaça aos Estados Unidos e ao Ocidente.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima