O distrito de Burarama, parte do município capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, é uma opção interessante de ecoturismo, especialmente se você busca um lugar mais remoto.
Burarama fica a 42 km do centro de Cachoeiro do Itapemirim, e a 180 km da capital Vitória. Quem se aventura pode dar de cara com cachoeiras, uma floresta nacional com locais quase intocados de Mata Atlântica e uma curiosa formação rochosa que forma a sombra de uma ema.
Águas em Burarama
Um dos principais atrativos quando se trata de Burarama é a cachoeira da Forquilha, também chamada de cachoeira do Kiko. Localizada a cerca de 2 km da cidade e de baixa altura, ela proporciona uma alternativa para o passeio em família e com crianças.
A cachoeira é formada por aglomerados de rocha com pequenas quedas d’água que caem em direção a um grande poço, formando um riacho calmo. A vantagem é que, embora fique em propriedade particular, não há cobrança ou restrição de horário. O acesso, porém, pode ser dificultado, já que a estrada até o local é de chão batido.
Outra opção para quem gosta de natureza e trilhas é visitar a Pedra da Ema. É fácil adivinhar: ela recebeu este nome porque na período da tarde o sol faz com que uma enorme falha na rocha projete a figura da ave na rocha.
Já a Pedra do Cruzeiro, de mais fácil acesso e a 1 km do centro da cidade, é um morro com uma grande cruz no topo. O local serve como mirante, oferecendo uma vista privilegiada de todo o distrito de Burarama.
Floresta Nacional de Pacotuba
Para quem passa pelo distrito, outra possibilidade é visitar a Floresta Nacional de Pacotuba. Sob o domínio da Mata Atlântica capixaba, por lá você encontra três opções de trilhas: a Trilha Científica, a Trilha do Mirante e a Trilha das Árvores Centenárias.
Todas elas podem ser acessadas por qualquer pessoa. A Trilha Científica deve seu nome ao uso passado, conservando um ambiente bucólico com árvores de diferentes espécies. Ela é considerada acessível, sem muitos obstáculos ou desníveis, sendo uma opção interessante para todos os públicos.
A Trilha do Mirante desemboca no ponto mais alto do território. No início, também há mesas e bancos para piquenique.
Já a Trilha das Árvores Centenárias fica sob a área mais preservada da unidade, e se assemelha a uma floresta primitiva, com árvores bem antigas. Essa trilha também é de fácil acesso, possuindo quatro opções de entrada e podendo ser percorrida em formatos mais curtos. Informe-se sobre a visita no Instagram.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen