Apreciadores do café que buscam um sabor diferente ou driblar os efeitos da cafeína se depararam, nos últimos anos, com a moda do café com lavanda. Supostamente, a combinação da planta aromática e conhecida por propriedades calmantes ajudaria a “anular” os efeitos ansiogênicos de um cafezinho.
Mas será que isso é verdade? Saiba mais sobre os benefícios do café e da lavanda, e por que misturar os dois pode não render o resultado que você pretende.
+Leia também: Dia Mundial do Café: conheça 6 benefícios da bebida
Café e lavanda fazem bem à saúde?
Isoladamente, o café e a lavanda – quando preparada em infusão, que pode ser tomada pura ou misturada a outras bebidas – têm propriedades atestadas pela ciência que podem, sim, trazer benefícios.
No caso do café, o grão é rico em antioxidantes, que são associados a benefícios para a saúde cardiovascular, além da redução de riscos para uma série de doenças, inclusive cânceres. Quando tomado sem açúcar, o café também pode dar uma ajudinha no controle da glicose. Sempre, é claro, sem substituir tratamentos convencionais caso você tenha alguma condição como o diabetes.
Só que o café também é um estimulante natural, graças à presença da cafeína. Isso pode ser interessante em muitos contextos, mas exige moderação: o consumo excessivo pode causar distúrbios digestivos, insônia e picos de ansiedade.
É aí que entraria a lavanda. Com compostos como o linalol e a cumarina, essa planta é tradicionalmente utilizada por seus efeitos relaxantes e antiansiedade. A promessa é que misturá-la com café permitiria saborear uma xícara sem precisar se preocupar com a cafeína.
Mas o café com lavanda funciona para evitar a ansiedade?
Ainda não há evidências robustas que confirmem que essa mistura realmente seja capaz de anular os impactos da cafeína no corpo.
Além disso, é importante observar se você realmente está pensando em um café preto com infusão de lavanda ou numa receita diferente que se popularizou em tempos recentes e às vezes é chamada erroneamente de “café com lavanda”: o latte de lavanda, uma versão da bebida que usa doses muito menores de café e bastante leite.
Combinar o café com a lavanda não parece trazer danos à saúde, mas é preciso encarar como uma forma de dar um sabor diferente, sem se iludir sobre seus efeitos.
Caso você aprecie a combinação de sabores e não deseje o efeito estimulante do café, a melhor alternativa é usar a versão descafeinada, que conserva grande parte das vantagens à saúde trazidas pelo grão, minimizando a presença da substância que você quer evitar.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril