A empresa americana Keurig Dr Pepper anunciou na última segunda-feira (25) o acordo para comprar a holandesa JDE Peet’s, uma das maiores fabricantes de café do mundo e dona de marcas populares no Brasil, como Pilão e L’Or.
A companhia será adquirida por 16 bilhões de euros (R$ 101,15 bilhões) e deverá dar origem à maior empresa de café do mundo, com uma receita anual de US$ 16 bilhões (cerca de R$ 86,5 bilhões).
A Keurig Dr Pepper atua no mercado de café e outras bebidas, como refrigerantes e sucos. Após a conclusão do negócio, a gigante será dividida em duas empresas listadas nos Estados Unidos: uma focada nas bebidas refrescantes, que passará a se chamar Beverage Co. e ficará sob o comando de Tim Cofer, atual CEO da Keurig Dr Pepper; e a outra atuará no segmento de café sob o nome de Global Coffee Co. e terá como CEO Sudhanshu Priyadarshi, que atualmente comanda a operação internacional da Keurig.
Com isso, alguns consumidores brasileiros já especulam se a Pilão acabará ou se a Keurig trará seus rótulos para o Brasil, entre outras dúvidas.
Por isso, a reportagem procurou a JDE Peet’s para esclarecer quais impactos essa aquisição causará no mercado nacional.
A empresa informa apenas que “a transação ainda está em fase de aprovação e, até a finalização do processo, toda operação da JDE Peet’s permanecerá sem alterações”. Ou seja, os planos para rótulos como Pilão e L’Or continuam normalmente, ao menos por enquanto.
Na verdade, é pouco provável que esses dois rótulos sejam descontinuados no Brasil. A Pilão é líder no país, com penetração em todo o território nacional. É a marca mais lembrada pelos consumidores, sobretudo os das classes com menor poder aquisitivo. Por isso, nada indica que a futura Global Coffee Co. vá retirar o rótulo do mercado.
Já a L’Or é uma marca global da JDE, com presença em mercados na Europa e inclusive nos Estados Unidos. É o principal rótulo da companhia no segmento de bebidas gourmet e em cápsulas. Por isso, também espera-se que ele continue existindo no Brasil mesmo após a mudança societária.
Outra dúvida que fica após essa aquisição é sobre o futuro de Rafael Oliveira, atual CEO da JDE Peet’s. O executivo brasileiro assumiu as operações globais da gigante europeia em novembro de 2024, com a missão de estabilizar a empresa após uma confusas trocas de comando.
Em comunicado conjunto, as empresas informaram que os membros do segundo escalão das companhias e dos Conselhos de Administração serão anunciados posteriormente.
Seja como for, segundo a agência Bloomberg, Oliveira poderia sair do negócio com uma verba de aproximadamente R$ 200 milhões, em função de cláusulas contratuais que assumiu quando aceitou o cargo de CEO.
DETALHES DA AQUISIÇÃO
Nos termos da transação, a Keurig Dr Pepper pagará aos acionistas da JDE Peet’s 31,85 euros por ação em dinheiro, um prêmio de 33% sobre o preço médio ponderado por volume das ações da JDE Peet’s nos últimos 90 dias. Isso corresponde a um valor total de 15,7 bilhões de euros.
Segundo comunicado, a transação será financiada por meio de uma combinação de novas dívidas sênior sem garantia e dívidas subordinadas júnior, além de dinheiro em caixa.
O início da oferta pública e a conclusão da aquisição, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da JDE Peet’s, devem ocorrer no primeiro semestre de 2026.
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Fonte.:Folha de São Paulo