7:50 AM
26 de dezembro de 2025

Calor excessivo: a cidade onde as pessoas vivem embaixo da Terra por causa do clima

Calor excessivo: a cidade onde as pessoas vivem embaixo da Terra por causa do clima

PUBLICIDADE


Legenda do áudio, Em Coober Pedy, não são só as casas que ficam embaixo da terra. Existem restaurantes, lojas, hotéis e até uma Igreja Ortodoxa Sérvia no subterrâneo

    • Author, Zaria Gorvett
    • Role, BBC Future
  • Tempo de leitura: 10 min

Na longa estrada rumo ao centro da Austrália, 848 km ao norte das planícies costeiras de Adelaide, surgem enigmáticas pirâmides de areia.

Em torno delas, o cenário é totalmente desolado – uma extensão sem fim de poeira rosa-salmão, ocasionalmente salpicada de teimosos arbustos.

No entanto, à medida que você avança pela rodovia, surgem outras construções misteriosas similares – montes de terra clara, espalhados aleatoriamente como monumentos esquecidos há muito tempo. E, de vez em quando, tubos brancos se elevam do solo ao lado desses montes.

Estes são os primeiros sinais de Coober Pedy, uma cidade de mineradores de opala com cerca de 2,5 mil habitantes. Muitos dos pequenos picos da região são resíduos de solo gerados após décadas de mineração, mas também são sinais de outra característica do local: as moradias subterrâneas.

Neste canto do mundo, 60% da população vive em casas construídas nas rochas de arenito e siltito ricas em ferro da região. Em alguns locais, os únicos sinais de moradia são os poços de ventilação que se erguem do chão e o excesso de solo acumulado perto das entradas das casas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima