Considerado o grande idealizador da reorganização que converteu Curitiba em um marco do urbanismo dentro e fora do Brasil, Jaime Lerner tem seu legado preservado no instituto homônimo na capital paranaense. Situada na casa de onde saíram alguns de seus projetos mais famosos, a entidade também realiza visitas guiadas, para aqueles que desejam conhecer ainda mais sobre a trajetória e as ideias revolucionárias do arquiteto, urbanista e político.
Mas vale ficar atento: as visitas ocorrem apenas esporadicamente e têm vagas bastante limitadas. Veja como acompanhar as atualizações e garantir um lugar na próxima oportunidade:
O legado de Jaime Lerner
O Instituto Jaime Lerner funciona na casa erguida nos anos 1970 para ser a residência da família do arquiteto. À época, ele estava começando sua longa trajetória política que ajudaria a redefinir a cara de Curitiba e do próprio Paraná: Jaime Lerner foi três vezes prefeito da capital entre os anos 1970 e 1990 e, posteriormente, governador do estado em dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002.
Nos anos em que esteve à frente da administração municipal, sua gestão viabilizou avanços no funcionamento da cidade, como a criação das vias expressas de ônibus, e possibilitou a inauguração de uma série de estruturas que se tornaram ícones de Curitiba, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e a Rua 24 Horas.

A fama de Lerner seguiu repercutindo dentro e fora do país e, mesmo quando se afastou da vida pública, ele seguiu prestando consultoria para diferentes cidades e até para as Nações Unidas. Também foi presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) no começo do século 21. Lerner faleceu em 2021, aos 83 anos.
Como visitar
As visitas guiadas ao instituto ocorrem aos sábados, em datas selecionadas que são anunciadas com duas semanas de antecedência no perfil oficial do Instituto Jaime Lerner no Instagram.
São vagas limitadas a 35 participantes por vez e com reserva prévia. Quando uma visita é disponibilizada, a reserva abre na segunda-feira seguinte ao anúncio, às 18h, com detalhes informados no próprio perfil para assegurar o seu lugar. A recomendação é ficar atento às postagens do instituto, já que os lugares esgotam rapidamente.
O valor da visita é R$ 60, com possibilidade de meia-entrada para estudantes, professores, doadores de sangue e pessoas com 60 anos ou mais.
O Instituto Jaime Lerner funciona na Rua Bom Jesus, número 76, no Juvevê. Outras informações podem ser encontradas no site oficial.
Veja um guia completo de Curitiba
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen


