12:33 PM
26 de outubro de 2025

Casos suspeitos de contaminação por metanol sobe para 127 – 04/10/2025 – Equilíbrio e Saúde

Casos suspeitos de contaminação por metanol sobe para 127 – 04/10/2025 – Equilíbrio e Saúde

PUBLICIDADE


Neste sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse em entrevista coletiva em Teresina (PI) que o total de notificações de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol subiu para 127, distribuídos em 12 estados. Do total, 11 foram confirmados por exame laboratorial.

Além disso, ele reforçou o plano de tratamento: o Ministério da Saúde já adquiriu mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 unidades de fomepizol, outro antídoto usado contra intoxicação por metanol. Ambos devem chegar ao país nas próximas semanas.

O boletim anterior do Ministério havia registrado 113 notificações de intoxicação por metanol em cinco estados e no Distrito Federal.

Segundo Padilha, a diferença entre o número crescente de notificações e a estabilidade nos confirmados ocorre porque o ministério recomendou que profissionais de saúde notifiquem imediatamente diante da primeira suspeita clínica, sem esperar a confirmação laboratorial.

Estoque de antídotos

Para o tratamento, o Ministério da Saúde já havia adquirido 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, distribuídas em hospitais universitários federais, que podem repassar a qualquer unidade do SUS. Agora, segundo Padilha, foi feita a compra de mais 12 mil ampolas, que devem chegar ao país na próxima semana e serão destinadas aos centros de referência em toxicologia.

Além disso, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o governo adquiriu 2.500 tratamentos com fomepizol, outro antídoto eficaz contra intoxicações por metanol e que não era comercializado no Brasil. O carregamento deve chegar ainda nesta semana, também para reforçar os estoques estratégicos.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima