7:06 PM
27 de agosto de 2025

Centro de Eventos do Pantanal completa 25 anos e projeta expansão internacional | ASN Mato Grosso

Centro de Eventos do Pantanal completa 25 anos e projeta expansão internacional | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


O Centro de Eventos do Pantanal (CEP) celebra, nesta quarta-feira (27/8), seus 25 anos de fundação. Inaugurado em 2000 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o espaço multiuso consolidou-se como o principal centro de convenções do estado e referência no turismo de negócios na região. A próxima meta é intensificar a busca por eventos no mercado internacional.

Cerimônia de inauguração do Centro de Eventos do Pantanal (CEP), no dia 27 de agosto de 2000. A cerimônia foi presidida pela diretoria executiva do Sebrae Mato Grosso

Desde sua abertura, o CEP já recebeu 7,1 mil eventos de pequeno, médio e grande porte, que movimentaram aproximadamente R$ 450 milhões na economia de Cuiabá, resultando na geração de 270 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Ao todo, mais de 6,3 milhões de pessoas já passaram pelo local.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, o Centro de Eventos do Pantanal é referência na promoção de eventos e desempenha um papel estratégico para a região Centro-Oeste.

“Estamos há 25 anos trabalhando para inserir Cuiabá no cenário competitivo do turismo de negócios e mostrar a nossa capacidade em infraestrutura para receber os mais variados tipos de eventos que ocorrem no Brasil e no mundo. Estudamos o mercado, trazemos as melhores soluções em serviços e recursos voltados ao setor, e os resultados comprovam o bom desempenho que temos na geração de empregos e no impacto positivo na economia local. Importante destacar que o CEP modificou a realidade dos pequenos negócios em Cuiabá, intensificando e exigindo padrões de qualidade no setor de serviços”, afirma Dahmer.

Com a economia pujante de Mato Grosso, o mercado de eventos recebe os impactos positivos deste cenário e resulta na alta demanda por espaços. Até o final de 2025, o CEP já tem 108 eventos confirmados em sua agenda. Para 2026, outros 29 estão em negociação e segundo o diretor, “já há consultas de empresas interessadas em reservar o espaço até 2030”.

O CEP se prepara para o futuro

Em comemoração ao aniversário, o Centro de Eventos do Pantanal passou por uma reforma e ampliação. Hoje, conta com uma estrutura modernizada, climatizada e redecorada.

Estrutura do CEP foi construída pelo Sebrae Mato Grosso, e hoje conta com 12 mil m²

O espaço multiuso de 12 mil m² de área multiuso, incluindo: cinco auditórios, com capacidade entre 200 e 1.000 lugares; nove salas para reuniões, pavilhão de 4,4 mil m²; lanchonete e cozinha industrial e área externa e estacionamento. A localização privilegiada e de fácil acesso favorece a realização de eventos: o CEP está localizado no bairro Santa Marta e próximo a região central da cidade, rodoviária, hotéis, restaurantes, shoppings, pontos turísticos, como o Parque Mãe Bonifácia, além de vias locais importantes e rodovias estaduais e federais.

De acordo com o gerente do CEP, Charles Padilha, a modernização do espaço foi também o início do projeto de internacionalização, que está sendo trabalhado em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

“Cuiabá já é destino internacional e recebe congressos e feiras de organizações estrangeiras. Mas queremos ampliar a visibilidade da nossa estrutura ao redor do mundo. Somos referência em agronegócio, sustentabilidade, artesanato, turismo e economia criativa, e o Centro de Eventos do Pantanal precisa estar no radar global desses segmentos”, destaca.

Histórias de quem cresceu junto com o CEP

Empresas e artistas locais também se beneficiaram da presença do Centro. A Lúcio Som, empresa cuiabana e familiar especializada em som e iluminação para eventos, ampliou suas operações a partir da chegada do CEP.

A localização privilegiada do CEP favorece a captação e realização de eventos nacionais e internacionais em Cuiabá

“A chegada do CEP foi um divisor de águas para nós. Tivemos que contratar mais colaboradores, investir em novos equipamentos e logística. Graças ao CEP, conquistamos clientes em outros estados”, conta Marcos Viana, administrador da empresa. Ele cita como exemplo a comitiva do G-20 em Mato Grosso que, no ano passado, foi atendida pela Lúcio Som.

A companhia de teatro Cooperarte, que promove espetáculos infantis em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, realiza há 15 anos apresentações fixas no espaço. Para a produtora cultural, Regiane Medeiros, a infraestrutura e o trabalho da equipe fizeram toda a diferença nesses anos de trabalho. “Gosto muito do espaço. Tem uma ótima infraestrutura, é seguro, o que é essencial, já que trabalhamos com crianças. A equipe é sensacional e sempre atenciosa. Por isso, já temos agenda confirmada até 2028”, afirma.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima