A jabuticaba é uma queridinha dos brasileiros, seja por sua fama de só existir aqui, por seu sabor ou por sua imensa riqueza de benefícios à saúde.
Rica em vitaminas, antioxidantes e minerais que favorecem nosso corpo, ela conserva boa parte dos nutrientes na casca, justamente uma parte que algumas pessoas evitam comer.
Dá para ingerir a casca sem qualquer problema (desde que você higienize bem), mas, se essa não for sua preferência, uma maneira de aproveitar os benefícios é consumindo a infusão conhecida como chá de casca de jabuticaba.
Saiba mais.
+Leia também: Da jabuticaba se aproveita até o caroço
Benefícios da casca de jabuticaba
Sabe aquela história de que “é na casca que estão a maioria dos nutrientes”? Quando se trata da jabuticaba, isso é verdadeiro. A casca é particularmente rica em antioxidantes, uma característica de frutas vermelhas e arroxeadas.
Os antioxidantes são fundamentais para combater os radicais livres do seu organismo, o que reduz os riscos de desenvolver doenças associadas ao envelhecimento, problemas crônicos de saúde e até alguns tipos de câncer.
Na casca da jabuticaba também se encontram nutrientes muito procurados como a vitamina C, aquelas do complexo B e o potássio, muito associado ao controle da pressão arterial.
Boa parte desses nutrientes pode ser encontrado no chá, mas é bom ressaltar que ele não faz milagres: os benefícios são potencializados por um estilo de vida saudável, e nenhuma infusão, sozinha, cura ou previne doenças.
Ah, sim: a casca da jabuticaba também é rica em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino, para o controle da glicose e para a sensação de saciedade. Mas, nesse caso, elas estão mais presentes na própria casca mesmo. Se o seu objetivo é adicionar mais fibras na dieta, é mais negócio comer a frutinha inteira do que investir na infusão.
Como fazer o chá
Nem precisa de muito: em geral, uma colher de sopa generosa de cascas da jabuticaba devidamente lavadas já é suficiente para produzir um litro saboroso e cheio de benefícios da infusão.
Em água fervente, deixe as cascas por cerca de cinco minutos. A seguir, coe e sirva. Não esqueça de deixar a temperatura baixar um pouco para não se queimar na hora de saborear.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril