O chá de limão com mel é uma receita tradicional para dar um alívio em sintomas de gripes e resfriados, especialmente quando se está sofrendo com dor de garganta e tosse.
Além do que diz a sabedoria popular, será que os benefícios associados a essa infusão realmente se confirmam?
Veja o que se sabe.
Funciona para gripe e resfriado?
O chá de limão com mel efetivamente pode aliviar tosses e desconfortos na garganta. Alguns estudos apontam que o mel tem esse efeito antitussígeno, sobretudo em crianças. Mas é preciso certa cautela na hora de dimensionar esse benefício: as mesmas pesquisas apontam que placebos também apresentam resultados (ainda que mais modestos) em reduzir os sintomas.
De modo geral, parece que os benefícios da infusão podem ser atribuídos principalmente à ingestão de uma bebida aquecida, que ajuda a minimizar os incômodos no trato respiratório superior. Já os benefícios associados ao limão costumam vir da fama da fruta como uma fonte de vitamina C, tradicionalmente associada a uma melhora de resfriados.
Neste caso, porém, vale lembrar que a vitamina, embora útil para manter a saúde do sistema imunológico, não trata uma doença já instalada.
+Leia também: Vitamina C ajuda a evitar resfriado?
Por sinal, nenhum chá é capaz de tratar doenças, nem substituir tratamentos convencionais indicados pelos médicos. Mas, quando o assunto é uma gripe ou resfriado, aliviar os sintomas costuma ser a única coisa a fazer enquanto o corpo combate o vírus, já que não há medicamentos específicos contra o patógeno em si. E, sob esse viés, o limão com mel ajuda mesmo.
Existem benefícios além dos sintomas gripais?
Tanto o limão quanto o mel têm propriedades interessantes para a saúde. A fruta é mesmo rica em vitamina C, o que é bom para a imunidade, mas isso deve ser encarado como um reforço para o funcionamento no dia a dia, não uma cura para a doença já presente.
E os dois ingredientes são boas fontes de antioxidantes, importantes para o corpo de modo geral. O mel também tem propriedades anti-inflamatórias, outra razão para sua fama de melhorar o bem-estar em momentos de desconforto.
No caso do mel, porém, vale recordar que seu uso deve ser feito com moderação. Mesmo saudável, ele tem um elevado nível de açúcares, o que pode ser um problema quando o mel é ingerido em excesso. O ingrediente também é contraindicado para crianças pequenas.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril