As frutas oleaginosas, como as castanhas e as amêndoas, são bastante reconhecidas pelos seus benefícios à saúde. Dentre elas, as nozes se destacam pelo seu sabor e uso versátil. Porém, essa fruta não é a única parte aproveitável da sua árvore de origem, a nogueira, com cujas folhas também é possível fazer um chá.
Originária do Mediterrâneo e da Ásia, a espécie Juglans regia também fornece folhas com diversas propriedades interessantes à saúde. No entanto, é importante diferenciar essa planta e a espécie Carya illinoinensis, que gera a noz-pecã.
Conheça mais sobre as folhas da nogueira e suas propriedades.
+Leia também: Noz, um punhado de saúde (em diferentes formas)
As propriedades do chá de nogueira
Embora o chá de nogueira não seja tão conhecido no Brasil, nos países de origem da planta ele é mais famoso. A bebida feita à base da planta é mais utilizada como antidiarreico, antiparasitário e antioxidante.
Dentre suas propriedades se destacam os flavonoides e uma série de ácidos, como o fenólico, o cafeico e o paracumarico. Outro composto presente na folha é a quercetina, conhecida por sua ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.
Tal como em outras plantas da mesma espécie, as folhas da nogueira também possuem uma substância chamada juglona. Esse composto pode inviabilizar o plantio de outras espécies na área próxima à nogueira e possui certo potencial tóxico, o que faz com que a indústria farmacológica pesquise seu uso em relação à saúde humana.
A juglona é estudada especialmente no tratamento de doenças de pele. Um estudo indicou que o composto também é capaz de inibir algumas enzimas da Helicobacter pylori, uma bactéria que pode causar gastrite, úlcera péptica e câncer gástrico em humanos.
Chá de nogueira: preparo e cuidados
Para obter de forma mais eficaz todas as propriedades das folhas da nogueira, os métodos mais indicados são a infusão, depositando a água quente sobre a planta e reservando por 5 minutos, e o cold brew, um chá feito integralmente a frio, deixando a folha embebida em água por 2 horas.
Em relação a possíveis efeitos adversos para a saúde, é importante salientar que não existem grandes estudos com humanos sobre os efeitos do chá de nogueira sobre a saúde, de modo geral.
A juglona possui um potencial tóxico que ainda não foi totalmente avaliado. O que se sabe por ora é que a bebida não é indicada para pessoas alérgicas a nozes e para gestantes. Mesmo se você não faz parte dos grupos com contraindicações, beba com moderação e evite fazer o uso do chá de forma indiscriminada, já que não há um limite seguro consolidado pela ciência.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril