11:17 PM
19 de dezembro de 2025

Chá de sabugueiro: conheça os benefícios à saúde

Chá de sabugueiro: conheça os benefícios à saúde

PUBLICIDADE



Arbusto nativo da Europa e do Norte da África, o sabugueiro é cultivado também em diferentes regiões de clima temperado no mundo. No sul do Brasil, a planta da espécie Sambucus nigra é, inclusive, naturalizada — ou seja, se adaptou tão bem que consegue se reproduzir e manter populações sem a intervenção humana.

Também conhecida como sabugueiro-negro, são as flores brancas da planta, no entanto, que dão origem ao chá tão popular como tratamento fitoterápico.

+Leia também: Fitoterapia: até que ponto ela pode ajudar?

Benefícios do chá de sabugueiro

O chá de sabugueiro é amplamente utilizado para auxiliar no tratamento de sintomas iniciais de resfriados, além de outras doenças que impactam o sistema respiratório, como rinite e sinusite.

A indicação é, inclusive, relatada na segunda edição do Formulário de Fitoterápicos, produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O chá de sabugueiro pode oferecer benefícios como:

Continua após a publicidade

  • Alivio da tosse;
  • Diminuição da febre;
  • Alivio da congestão nasal;
  • Redução de catarro;
  • Alívio de dores de garganta.

Os usos populares do chá de sabugueiro também sugerem efeitos diuréticos.

É importante alertar, contudo, para os efeitos tóxicos de outras partes da planta, como folhas, ramos, sementes e raízes. Portanto, recomenda-se utilizar apenas as flores para o preparo do chá.

Principais evidências consideram os extratos da planta

Embora o uso popular seja em forma de chá, as principais pesquisas científicas analisam os potenciais terapêuticos dos extratos do sabugueiro, que permitem estudar determinados compostos da planta com maior precisão.

Continua após a publicidade

Os estudos indicam que alguns componentes da planta contêm propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antioxidantes. As pesquisas ainda apontam que alguns componentes tem potencial de ajudar a reduzir a glicose no sangue.

Mas vale destacar que isso não significa que esses mesmos compostos sejam liberados, em quantidades semelhantes às estudadas, quando o chá é preparado a partir das flores.

Portanto, embora relatos da medicina popular afirmem que o chá pode auxiliar no combate a alguns sintomas, ele jamais deve servir como substituto para o tratamento médico de doenças.

Preparo do chá de sabugueiro

A sugestão do Formulário de Fitoterápicos da Anvisa é que o chá seja preparado por meio de infusão. Ela deve conter de 2 a 5g de flores secas de sabugueiro para 150ml de água.

Continua após a publicidade

Deve-se deixar a infusão em água quente por 5 minutos e beber em seguida.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima