5:21 PM
11 de fevereiro de 2026

Chapadão do Sul lança Plano de Desenvolvimento Municipal e projeta crescimento até 2028 | ASN Mato Grosso do Sul

Chapadão do Sul lança Plano de Desenvolvimento Municipal e projeta crescimento até 2028 | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Com economia fortemente sustentada pelo agronegócio, indicadores sociais positivos e papel estratégico no cenário estadual, Chapadão do Sul deu um passo decisivo para planejar seu futuro ao realizar, nessa terça-feira (10), o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). O evento ocorreu no Sest Senat e marcou a consolidação de uma agenda estratégica construída no âmbito do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a Prefeitura Municipal.

O lançamento reuniu cerca de 180 pessoas, entre lideranças públicas, representantes do setor produtivo, instituições e a sociedade civil, reforçando o caráter participativo do PDM, instrumento que passa a orientar as ações do município no ciclo 2025–2028. Principal ferramenta metodológica do programa Cidade Empreendedora, o plano foi estruturado em etapas, que incluem a coleta e análise de dados, escuta qualificada da sociedade, diagnóstico municipal, definição de objetivos estratégicos e monitoramento contínuo por indicadores de desempenho.

O vice-prefeito, Defensor Ernany Andrade Machado, que exercia interinamente o cargo de prefeito na noite de lançamento do PDM, destacou que o documento consolida políticas públicas construídas com participação popular e apoio técnico especializado. “O plano representa um avanço para Chapadão do Sul por ser resultado direto das demandas locais, identificadas pela própria população ao longo do processo. A união entre município, Sebrae e Governo do Estado fortalece a implementação, especialmente pelo suporte técnico e pela assessoria qualificada, fundamentais para que o planejamento saia do papel e gere resultados reais”, ponderou.

O vice-prefeito, Defensor Ernany Andrade Machado, reforçou a participação popular para o desenvolvimento do Plano

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou que a atuação integrada entre Estado, Sebrae e municípios é a base de um modelo de desenvolvimento cooperativo. “O Governo do Estado trabalha com a lógica do desenvolvimento a partir da cooperação, e o Sebrae tem sido um grande parceiro ao longo deste governo, atuando junto aos municípios com qualidade técnica e metodologia participativa, ouvindo as pessoas e conectando os propósitos locais às estratégias estaduais. Em Chapadão do Sul, é possível perceber claramente a qualidade do trabalho, que considerou demandas dos empreendedores, empresários e da própria gestão pública, com foco na melhoria da gestão. O mais relevante é que o plano está diretamente conectado à estratégia estadual de desenvolvimento, fortalecendo os pequenos negócios, a industrialização, a diversificação econômica e a base agrícola”, ressaltou Verruck.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, falou sobre o papel das parcerias para o desenvolvimento do PDM

Já o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, enfatizou o protagonismo da sociedade na construção do plano e o alinhamento com as estratégias regionais e estaduais. “Esse trabalho nasce de uma parceria com o Governo do Estado, o Sebrae e a Prefeitura, que atuam juntos em Chapadão do Sul. O lançamento do plano representa, acima de tudo, a participação da sociedade, pois estamos apresentando aquilo que é mais caro para a população e o que ela deseja para o município. O PDM aponta caminhos para fortalecer áreas como saúde, habitação e inclusão, ao mesmo tempo em que conecta Chapadão do Sul às estratégias de desenvolvimento do Estado e da região. Trata-se de um município forte do norte de Mato Grosso do Sul, vetor de desenvolvimento regional, que mostra ser possível crescer com responsabilidade, inclusão e foco nos pequenos negócios”, salientou Mendonça.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou a instituição como parceira estratégico no lançamento do PDM

Representando o Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Costa, destacou o papel da instituição no apoio às políticas públicas estruturantes. “A Câmara Municipal participa com satisfação desse momento tão importante para Chapadão do Sul. O Plano de Desenvolvimento Municipal é fruto da cooperação entre diversos setores e se consolida como um instrumento essencial para orientar o desenvolvimento econômico, ampliar oportunidades e fortalecer o futuro do município”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Costa, destacou a relevância da atuação conjunta para o desempenho e execução dos planejamentos do PDM

A visão do setor produtivo também esteve presente. O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Chapadão do Sul (ACE), Walter Alex Barbosa, ressaltou a relevância do comércio local no planejamento estratégico. “Agradecemos o reconhecimento da importância do comércio no desenvolvimento da cidade, na arrecadação e na geração de empregos. Levamos as demandas do setor, especialmente em um contexto de recuperação pós-pandemia e de crédito mais restritivo, para garantir que o plano contemple também o comércio local. Participar dessa construção coletiva foi fundamental”, declarou.

PDM de Chapadão do Sul

O Plano de Desenvolvimento Municipal de Chapadão do Sul orienta o planejamento estratégico do município a partir de suas vocações econômicas e sociais, transformando potencial local em ações concretas. O plano fortalece a governança, integra cadeias produtivas e impulsiona o desenvolvimento territorial por meio de oito eixos estratégicos, organizados em quatro áreas: Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Sustentável; Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana; Educação, Inovação e Capital Humano; e Governança, Gestão Pública e Inclusão Social. Entre as iniciativas previstas no eixo econômico está o projeto StartSul – Incubadora de Iniciativas, que prevê a estruturação de espaços físico e digital, seleção de empreendimentos e oferta de apoio técnico, jurídico e mercadológico.

O chefe do executivo municipal Walter Schlatter destacou a importância da cooperação entre município, Sebrae e Governo do Estado para acelerar o desenvolvimento local. “O lançamento do PDM é um momento histórico para Chapadão do Sul, resultado de uma parceria fundamental entre o município, o Sebrae e o Governo do Estado, que nos permite acelerar e fomentar ainda mais o nosso crescimento. Sozinhos, até poderíamos avançar, mas com essa união forte, com quem tem experiência e sabe fazer, conseguimos ir muito mais rápido, com planejamento e visão de futuro, para tornar Chapadão do Sul uma cidade cada vez melhor, sem deixar ninguém para trás. Com o PDM e essa parceria sólida, Chapadão do Sul seguirá crescendo de forma sustentável, atraindo novos investimentos e garantindo qualidade de vida para todos”, fomentou.

Na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Marcelo Balen, a diversidade de projetos priorizados amplia a competitividade do município. “O plano contempla ações voltadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento urbano e à mobilidade, criando um ambiente de negócios mais favorável e mais qualidade de vida para a população”, concluiu o secretário.

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, promotores de Justiça do município, representantes da segurança pública, com participação da Polícia Militar, além de lideranças institucionais, como o representante do Sindicato Rural, Darci Borgelti; o presidente da Fundação de Chapadão do Sul, Ilton Henrichsen; e da diretora do Sest Senat, Kellen Cristina Costa.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima