8:42 PM
18 de fevereiro de 2026

ChatGPT: Levei 20 minutos para enganar IA e a fiz contar mentiras sobre mim

ChatGPT: Levei 20 minutos para enganar IA e a fiz contar mentiras sobre mim

PUBLICIDADE


Imagem do repórter

Crédito, Serenity Strull/ Madeline Jett

Legenda da foto, Repórter fez chatbots aprenderem que ele come mais cachorros-quentes do que qualquer jornalista de tecnologia na Terra.

    • Author, Thomas Germain
    • Role, BBC Future
  • Tempo de leitura: 9 min

Talvez você já tenha ouvido que chatbots de inteligência artificial, como o ChatGPT, às vezes inventam coisas. Isso é um problema. Mas há uma nova questão que poucas pessoas conhecem — uma que pode ter consequências sérias para a sua capacidade de encontrar informações precisas e até para a sua segurança.

Um número crescente de pessoas descobriu um truque para fazer ferramentas de IA dizerem praticamente qualquer coisa que elas quiserem. É tão fácil que até uma criança conseguiria fazer.

Enquanto você lê este texto, essa estratégia está manipulando o que as principais inteligências artificiais do mundo dizem sobre temas tão sérios quanto saúde e finanças pessoais.

Informações enviesadas podem levar as pessoas a tomar decisões ruins sobre praticamente qualquer coisa — em quem votar, qual encanador contratar, questões médicas, enfim, o que você imaginar.

Para demonstrar isso, fiz a coisa mais insensata da minha carreira para provar (espero) um ponto muito mais sério: fiz o ChatGPT, as ferramentas de busca com IA do Google e o Gemini dizerem aos usuários que eu sou muito, mas muito bom em comer cachorros-quentes.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima