O centro de visitantes da vinícola Concha y Toro em Pirque, no Vale do Maipo, acaba de passar por uma repaginação completa com a inauguração do Centro del Vino. Passeio comum a partir de Santiago, o espaço agora está mais tecnológico e tem novas áreas dedicados ao rótulos, às degustações e a história da marca, que é a maior produtora de vinho do Chile.
O Centro del Vino ocupa mais de 12 mil m² e foi dividido em seis zonas, mas atualmente estão abertas ao público apenas as zonas 2, 3, 5 e 6.
Um percurso em seis zonas
Prevista para abrir em 2026, a zona 1 corresponde ao Centro do Visitante. Porta de entrada para o Centro del Vino, o local terá bilheteria, auditório e uma loja boutique com 700 m².
Já a zona 2, chamada Plaza Concha y Toro, abriga o restaurante Bodega 1883, uma grande área de degustação e uma réplica de uma adega do século XIX. Também serão realizadas ali exposições temporárias com obras de artistas e artesãos chilenos.

A zona 3 abriga a experiência “A Origem de uma Lenda”, da marca Casillero del Diablo – um tour imersivo que revela as origens geológicas dos vales, as etapas do cultivo da videira e os processos da vinificação. No fim, conhecem a lenda do Casillero del Diablo e percorrem uma autêntica adega onde repousam os vinhos ultra premium da vinícola.

A zona 4 corresponde à Adega de Guarda Don Melchor, que abrirá para visitação em 2026 e será dedicada ao Don Melchor Cabernet Sauvignon, incluindo experiências exclusivas voltadas ao rótulo.
Já a zona 5 consiste em espaços de degustações, conduzidas por sommeliers que exploram a diversidade dos vinhos da Concha y Toro. A área possui uma varanda em estilo anfiteatro com vista para o vinhedo, salas integradas ao parque e uma sala moderna na Adega de Guarda del Alto.
Na zona 6, os visitantes poderão percorrer o parque centenário e a Casa Don Melchor, representantes do patrimônio histórico nacional. A casa também recebe visitas que exploram sua história e arquitetura, que remonta a 1883.

Ao longo da visita, os visitantes também poderão admirar obras de artistas chilenos que dialogam com o universo do vinho por meio de diferentes técnicas e materiais – como o muro de pedra talhado à mão que representa a Cordilheira dos Andes, uma videira em bronze, quadros que ilustram os perfis aromáticos de vinhos e um selo monumental em homenagem ao fundador da vinícola.
Serviço
A visita guiada ao Centro del Vino dura cerca de 120 minutos e está disponível em espanhol, inglês e português. O percurso conta com experiências opcionais focadas nos vinhos da vinícola e funciona diariamente, das 9h às 23h. As reservas podem ser feitas no site.
A Concha y Toro não fica em Santiago, mas é quase como se ficasse. A sua sede no Valle del Maipo está logo depois dos limites da capital chilena, do outro lado das margens do Rio Maipo. De carro, o percurso leva entre 40 minutos e uma hora, a depender do trânsito na cidade. D
e transporte público, é preciso pegar a Linha 4 (Azul) até a estação Las Mercedes (por volta de 50 minutos) e, ali, o metrobus número 73, 80 ou 81, que deixam na porta da vinícola. Esse segundo trecho também pode ser feito de táxi ou Uber: a corrida deve durar uns 15 minutos.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte.:Viagen