9:09 PM
6 de dezembro de 2025

Ciência: o que o primeiro cocô do bebê pode revelar sobre a saúde dele no futuro

Ciência: o que o primeiro cocô do bebê pode revelar sobre a saúde dele no futuro

PUBLICIDADE


Bebê de fralda descartável, deitado de lado em um acolchoado preto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pesquisas científicas estão revelando os surpreendentes impactos de tudo o que passa pelo intestino dos bebês nos primeiros dias após o nascimento

    • Author, Jasmin Fox-Skelly
    • Role, BBC Future

O ano é 2017. Dois técnicos do laboratório de patologia do Queen’s Hospital de Londres aguardam ansiosamente o correio do dia.

Em um dia bom, o laboratório pode receber 50 pacotes individuais, firmemente embalados, cada um contendo um tesouro: uma minúscula amostra de cocô de bebê, cuidadosamente raspada das fraldas de crianças recém-nascidas pelos seus pais amorosos.

Estes técnicos são os soldados da linha de frente do estudo denominado Bioma do Bebê. Seu objetivo é compreender como o microbioma intestinal dos bebês (os trilhões de micróbios que vivem no seu trato digestivo) afetam sua saúde futura.

Entre 2016 e 2017, o laboratório analisou as fezes de 3,5 mil recém-nascidos. É muito cocô, mas os resultados foram reveladores.

“Somente em cerca de três ou quatro dias após o parto, você começa a ter realmente uma boa assinatura dos micróbios no intestino. Eles levam dois dias para começar a colonização”, explica o professor de epidemiologia de doenças infecciosas Nigel Field, do University College de Londres, chefe do projeto Bioma do Bebê.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima