9:59 AM
5 de outubro de 2025

Cinco histórias para ficar de olho no GP de Singapura de F1

Cinco histórias para ficar de olho no GP de Singapura de F1

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Depois das vitórias consecutivas de Max Verstappen em Baku e Monza, a diferença na briga pelo título da Fórmula 1 está chegando à reta final, à medida que a categoria se dirige a Singapura.  

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Nas ruas de Marina Bay, a McLaren terá outra oportunidade de selar o título mundial de construtores, a Red Bull terá a chance de provar que sua recuperação é real e Verstappen terá a rara perspectiva de vencer a única corrida do calendário que nunca venceu.  

Quando as luzes se apagarem no domingo, teremos várias histórias para ficar de olho, em todo o grid. No entanto, estas são as cinco linhas de enredo que achamos que vale a pena acompanhar de perto no GP de Singapura.  

O próximo episódio da luta pelo título da McLaren 

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Clive Rose / Getty Images

As últimas semanas têm sido uma montanha-russa na luta pelo título dos pilotos, com Oscar Piastri e Lando Norris sofrendo com aposentadorias nas últimas corridas. 

Norris abandonou em Zandvoort, vendo Piastri ganhar 25 pontos. No GP do Azerbaijão, a situação se inverteu com Piastri batendo na volta inicial, mas o sétimo lugar de Norris fez com que ele não se beneficiasse totalmente e ganhasse apenas seis pontos em relação ao seu rival. 

No final das contas, a liderança de Piastri agora é de 25 pontos, faltando seis GPs (e três sprints), o que significa que Norris ainda está a uma distância considerável. O chefe da McLaren, Andrea Stella, chegou a afirmar que Verstappen ainda é candidato ao título, apesar de estar 69 pontos atrás de Piastri. Isso é um sinal de alerta, depois de vários problemas de confiabilidade para ambos os pilotos e pitstops lentos para Norris. 

A McLaren agora vai para o seu circuito preferido em Singapura, onde Norris dominou no ano passado, com o objetivo de acabar com a sequência de vitórias do ressurgente Verstappen. A McLaren só precisa de 13 pontos para conquistar dois títulos consecutivos de construtores e, como o traçado sinuoso se adapta bem ao MCL39, a equipe vai querer manter algumas caixas extras de champanhe na geladeira. 

– Filip Cleeren 

Max Verstappen pode disputar o título?

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images

Depois de duas vitórias em pistas de baixa downforce, Singapura será o “verdadeiro teste” para a Red Bull, como Laurent Mekies e Helmut Marko admitiram. No último local de alto downforce antes de Singapura (Hungaroring), a Red Bull levou uma surra. Com base no ritmo de corrida, Verstappen foi mais de um segundo mais lento do que a frente do pelotão – e isso aconteceu em um circuito curto. 

Marko concluiu imediatamente que a Red Bull sabia o que havia feito de errado em Budapeste. Além disso, a equipe, sem dúvida, deu passos significativos nas últimas semanas, tanto em termos de execução quanto com a atualização do piso introduzida em Monza. A Red Bull está mais competitiva agora do que em qualquer outro momento da temporada. 

Como já foi dito acima, isso gerou até mesmo um debate sobre a possibilidade de Verstappen desafiar os pilotos da McLaren pelo título este ano. Para responder a essa pergunta, Singapura será extremamente importante. No papel, o circuito de Marina Bay tem todos os ingredientes que a Red Bull não gosta: uma pista de rua esburacada, alto downforce e calor extremo. 

Verstappen nunca venceu a corrida noturna, enquanto Norris foi totalmente dominante nesse local no ano passado. Um verdadeiro teste, portanto, mas se a Red Bull e Verstappen passarem com louvor, os estágios finais desta temporada de F1 poderão se tornar muito interessantes… 

– Ronald Vording 

A Ferrari precisa desesperadamente de um resultado que pode não vir 

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 / Getty Images

Depois de 17 GPs com pouco para mostrar, a Ferrari realmente precisa de uma vitória. Ou um pódio. Ou apenas um resultado sólido para mostrar que finalmente está acertando após de semanas de erros, drama e desempenhos sem brilho.  

O ano da Scuderia não saiu como planejado, pois ela não conseguiu corresponder à expectativa da pré-temporada. No meio do campeonato, os otimistas ficaram desapontados quando a recuperação não veio e, depois de um reinício complicado após as férias de verão, os tifosi continuam decepcionados. 

Depois de um duplo abandono em Zandvoort, da decepção em Monza e de uma corrida em Baku repleta de estratégias questionáveis, a Ferrari está diante de uma temporada sem vitórias – exceto pelo surpreendente triunfo de Hamilton na sprint na China – que não será o resultado que a equipe almejava.  

A Ferrari precisa mudar sua sorte em Singapura. No entanto, Marina Bay é uma fera difícil de domar e, embora a equipe tenha um histórico de subir ao degrau mais alto do pódio lá, com Carlos Sainz vencendo Ferrari em 2023, a pista provavelmente não será adequada para o SF-25 devido à sua ênfase em alto downforce e forte desempenho em curvas.   

Pistas similares de alto downforce, como Ímola e Hungria, mostraram-se difíceis para a Scuderia nesta temporada. Se a Ferrari espera melhorar o quarto lugar que conseguiu em ambas as pistas, serão necessárias mais do que algumas esperanças e orações no domingo.   

– Owen Bellwood 

Yuki Tsunoda precisa provar que Baku não foi um caso isolado

Yuki Tsunoda, Red Bull Racing Team

Yuki Tsunoda, Equipe Red Bull Racing

Foto de: Rudy Carezzevoli / Getty Images

Yuki Tsunoda completou seu melhor fim de semana como piloto da Red Bull no GP do Azerbaijão, onde se classificou em sexto e terminou na mesma posição para garantir seu melhor resultado em 15 etapas para a equipe de Milton Keynes. Juntamente com a vitória de Verstappen em Baku, foi a primeira vez nesta temporada que ambos os Red Bulls terminaram entre os seis primeiros.

O piloto japonês se beneficiou da última atualização de assoalho da Red Bull, que melhorou o até então imprevisível RB21, bem como da nova abordagem técnica da equipe sob o comando do novo chefe de equipe, Mekies, com maior ênfase no feedback do piloto. O próprio Tsunoda também passou mais horas no simulador, um esforço que está rendendo dividendos.

No entanto, assim como uma andorinha só não faz um verão, um fim de semana forte não garantirá a vaga de Tsunoda na Red Bull – ou mesmo na F1. Embora ele tenha claramente se destacado em um momento crucial da temporada, ainda precisa repetir de forma consistente a forma que mostrou em Baku para fortalecer sua posição na família Red Bull.

A boa notícia para Tsunoda é que sua melhora ocorreu em um momento em que Isack Hadjar – seu principal rival pela vaga na Red Bull – apresentou algumas performances instáveis desde que subiu ao pódio em Zandvoort.

O francês sofreu sua primeira eliminação no Q1 em Monza e passou por um fim de semana ruim em Baku, onde perdeu a chance de um bom resultado depois de cometer erros no sábado e no domingo. Em contraste, o companheiro de equipe de Hadjar, Liam Lawson se classificou em terceiro e terminou em quinto.

Enquanto a Red Bull avalia quem será o parceiro de Verstappen em 2026, quem se sair bem neste fim de semana poderá dar um passo decisivo para garantir a vaga para o próximo ano.

– Federico Faturos 

As velocidades mais rápidas no pitlane vão apimentar a corrida? 

Lando Norris, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, George Russell, Mercedes F1 W15, the rest of the field at the start

Lando Norris, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, George Russell, Mercedes F1 W15, e o restante da equipe na largada

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

As corridas de rua tendem a ser sinônimo de paradas únicas e não há motivo para pensar que esse não será o caso em Singapura este ano. Como no ano passado, a Pirelli está trazendo seus compostos C3, C4 e C5, com os pneus médios e duros facilmente capazes de completar a maior parte da corrida de 62 voltas. 

Mas a FIA está pelo menos tentando ampliar a janela de possibilidades ao aumentar o limite de velocidade do pitlane de 60 para 80 km/h, como foi o caso em Zandvoort. Para fazer isso sem comprometer a segurança, o estreito pitlane de Singapura foi ampliado em um metro. 

Em um pitlane de 400 metros, aumentar o limite em 20 km/h significa que as paradas nos boxes serão seis segundos mais rápidas, o que torna uma parada dupla mais atraente no papel. Mas, dada a degradação relativamente baixa dos pneus e a dificuldade de ultrapassagem, é provável que isso não seja suficiente para fazer com que as equipes se desviem de uma parada única. 

O que será interessante, no entanto, é o que acontecerá no caso de um safety car convenientemente cronometrado, pois de repente a janela de pitstop ficará muito maior. E com os muros cada vez mais próximos, essa nunca é uma possibilidade remota em Marina Bay. 

– Filip Cleeren 

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Fonte. Motorsport – UOL

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