Os cinco principais destinos turísticos de Mato Grosso foram apresentados durante o maior evento de viagens e turismo da América Latina, a WTM Latin America. A feira internacional reúne empresas de turismo de todo o mundo para fomentar o segmento. Os atrativos apresentados foram Roteiro Vida Pantaneiro, Afroturismo Quilombo Mata Cavalo, Roteiro Cidades Pantaneiras: Tradições e Encantos nas Águas do Pantanal, Macaquear – Jardim da Amazônia e Birdwathing – Jardim da Amazônia.
Ao todo, 10 empresários do Estado participam da Missão Técnica promovida entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) e a Secretaria de Turismo de Mato Grosso. A feira internacional, que começou na terça-feira (15) encerra nesta quarta-feira (16).
O evento, realizado no mundo todo, tem o objetivo de conectar e criar oportunidades de negócios entre empresas (conhecida por B2B) do turismo, interessadas em expandir seus mercados. A feira recebe autoridades do turismo, representantes de agências de viagem, cias aéreas, meios de hospedagem e operadoras de turismo.
A participação de Mato Grosso na WTM Latin America 2025 reforça o potencial do estado como um dos principais destinos de natureza e cultura do Brasil. Para a gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, a feira representa uma vitrine estratégica para os estados apresentarem suas experiências e potencialidades regionais ao mercado nacional e internacional.
“O Sebrae atuou de forma decisiva na preparação dos empreendedores, tanto para a rodada de negócios quanto na definição das estratégias de comercialização dos seus produtos turísticos”, destaca Fabíola.
O estado concorreu com diversas iniciativas e teve cinco experiências selecionadas para compor a programação oficial do evento. Todas passaram por um processo de qualificação conduzido pelo Sebrae, com foco na apresentação comercial e no fortalecimento das propostas enquanto produtos turísticos competitivos e sustentáveis.
A participação na WTM consolida a atuação integrada do Sebrae com o trade turístico local, valorizando o que Mato Grosso tem de mais autêntico: o ecoturismo, as paisagens do Pantanal, Cerrado e Amazônia, a cultura pantaneira e o protagonismo das comunidades locais.
Na feira, já foi apresentado o roteiro Vida Pantaneira, cuja a proposta é vivenciar o cotidiano dos moradores do Pantanal, com atividades ligadas à pesca, manejo de gado e gastronomia local. O público também conheceu o roteiro Afroturismo em Nossa Senhora do Livramento, que convida o visitante a conhecer comunidades quilombolas, suas tradições e histórias de resistência cultural.
Ainda serão apresentados o Birdwatching na Amazônia Mato-Grossense, com foco na observação de aves na região do Rio Claro; Rota dos Primatas (Macaquear), que promove passeios na região amazônica com foco em espécies de macacos e preservação ambiental; e Turismo Cultural no Pantanal, que inclui visitas guiadas por cidades como Poconé e Barão de Melgaço, agregando o lado humano ao ecoturismo tradicional.
O gestor regional do Turismo do Sebrae/MT, Renato Conceição, explicou que os roteiros foram criados para aproveitar trajetos já existentes e agregar valor aos produtos oferecidos por operadoras locais.
“Antes, o turista passava por cidades históricas e culturais sem parar. Agora, queremos que ele fique, conheça, consuma e volte. A conexão criada aqui abre muitas portas, inclusive com compradores internacionais. Essa é a importância de estarmos juntos, com o Governo de Mato Grosso, iniciativa privada e instituições parceiras”, avaliou.
–
–
–
–
Fonte Agencia Sebrae