10:28 PM
15 de outubro de 2025

Clezao receberá homenagem póstuma na Bahia

Clezao receberá homenagem póstuma na Bahia

PUBLICIDADE


A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira (14) uma homenagem póstuma ao empresário Clériston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão. Proposta pelo deputado estadual Diego Castro (PL), a comenda 2 de Julho é a maior honraria do Legislativo baiano.

Clériston foi um empresário baiano, vendedor ambulante de panelas, roupas e perfumaria, que se envolveu na manifestação de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Preso por participação nas invasões aos prédios públicos dos Três Poderes, ele morreu em 20 de novembro de 2023, aos 51 anos, vítima de um mal súbito enquanto tomava banho de sol na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Seu processo judicial ainda estava em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) no momento de sua morte.

VEJA TAMBÉM:

Diego Castro defendeu a honraria como um “registro histórico” para que Clezão seja lembrado como “herói da liberdade” e não como “vilão”. Segundo o parlamentar, Clezão exercia seu “direito constitucional de se manifestar pacificamente” em 8 de janeiro e foi “preso injustamente, sem ter cometido qualquer crime”.

A comenda será entregue à família, simbolizando o reconhecimento à “coragem, fé e amor pela pátria” de Clezão, garantindo que “as próximas gerações saibam quem ele foi: um homem de bem, pai de família e patriota”.

O Projeto de Resolução (PRS) nº 03269/2025 foi examinado pela Mesa Diretora da AL-BA e faz parte de um conjunto de 12 projetos aprovados na reunião de 7 de outubro de 2025, que incluíam honrarias a outras personalidades, como a prefeita de Mucugê, Ana Olímpia Hora, e o jogador Éverton Ribeiro, do Esporte Clube Bahia.



Fonte. Gazeta do Povo

Leia mais

Rolar para cima