
As vendas do varejo durante a Páscoa de 2025 devem recuar em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativas divulgadas nessa segunda-feira (14/4) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo a entidade, as vendas do comércio no feriado deste ano devem somar R$ 3,36 bilhões. Caso se confirme, o valor representará uma queda de 1,4% em relação às vendas da Páscoa em 2024.
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Alta do chocolate
De acordo com especialistas, a possível queda nas vendas é atribuída à alta nos preços de produtos fortemente associados à data, como o chocolate – que deve registrar aumento médio de 18,9%, o maior desde 2012.
O aumento nos preços se deve, entre outros fatores, à valorização do cacau no mercado internacional, além da desvalorização do real no último ano.
Outros produtos tradicionais também devem registrar aumento, entre os quais o bacalhau (+9,6%) e o azeite de oliva (+9%).
A cesta de bens e serviços relacionados à Páscoa, que tem oito itens, deve subir, em média, 7,4% em relação ao ano passado.
“Embora o mercado de trabalho siga mostrando dinamismo no país, os altos preços tendem a conter o entusiasmo do consumidor. Com isso, a Páscoa de 2025 deve reafirmar um cenário de consumo mais cauteloso, ainda que os apelos emocional e tradicional da data mantenham seu peso no calendário do varejo nacional”, afirma a CNC, em nota.
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “o momento atual da economia brasileira é marcado por pressões inflacionárias vindas do mercado internacional e pela volatilidade cambial”.
“O varejo sente os efeitos de um cenário macroeconômico incerto, o que resulta na desaceleração do consumo em datas importantes como a Páscoa. Isso força o setor a rever suas estratégias e planos em curto, médio e longo prazo”, disse Tadros.
Fonte.: MT MAIS