9:58 PM
24 de abril de 2025

Com DeepSeek, China dá amostra de seu plano de supremacia tecnológica

Com DeepSeek, China dá amostra de seu plano de supremacia tecnológica

PUBLICIDADE


TikTok não está mais sozinho

Quando se pensa em big techs os primeiros exemplos que são lembrados dizem respeito a empresas norte-americanas como Meta, Google, Amazon, Apple e por aí vai. De certa maneira, o TikTok figurava quase que sozinho nesse grupo de primeiras empresas associadas ao nome big tech e que não fosse proveniente dos Estados Unidos.

Dizem que estamos vivendo o século asiático. Para além do soft power japonês (com animes e mangás) e coreano (com kpop e doramas), a expansão de aplicativos chineses, como TikTok e agora o DeepSeek, revelam como a China aposta no atingimento da supremacia tecnológica global. Vale lembrar que o plano estratégico chinês mira para 2030 a realização desse cenário no campo da inteligência artificial.

O que o DeepSeek faz de diferente?

Com a proibição baixada pelos Estados Unidos de venda dos chips mais modernos para a China, empresas daquele país precisaram encontrar novos meios de treinar modelos de inteligência artificial que pudessem atingir resultados competitivos com os seus concorrentes norte-americanos.

De acordo com a própria documentação do DeepSeek R1, a ferramenta está ancorada na combinação de alguns elementos centrais, como a exibição de uma “cadeia de pensamento”, o uso de aprendizado por reforço e a metodologia de destilação.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima