A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Porto Seguro, voltada ao enfrentamento de facções criminosas e à intensificação da segurança em Cuiabá. A solenidade de lançamento ocorreu às 9h, na Orla do Porto, próximo ao Aquário Municipal, com a presença de equipes de diferentes forças de segurança.
A ação, que integra o Programa Tolerância Zero contra as facções criminosas, terá duração de 10 dias, entre os dias 19 e 28 de setembro de 2025, e será conduzida pelo 1º Batalhão de Polícia Militar.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Participação Integrada
Além do efetivo do 1º BPM, a operação contará com o apoio do GAP (Grupo de Apoio), Força Tática, Raio, Grupamento Motociclístico, Cavalaria, Ciopaer (helicóptero) e Semob. O reforço aéreo e motorizado permitirá maior abrangência e rapidez nas ações.
Áreas de Saturação
As equipes irão atuar em pontos estratégicos e de grande fluxo da capital, como as avenidas Beira Rio, Jacques Brunini, Carmindo de Campos, General Melo, Miguel Sutil, Fernando Corrêa, Edgar Vieira (UFMT) e Córrego do Barbado, encerrando o circuito na Praça Frederico Soares de Campos Neto.
De acordo com a Polícia Militar, a operação busca aumentar a sensação de segurança da população, prevenindo e reprimindo delitos como furtos, roubos, receptação e apropriação indébita, além de inibir a atuação de facções criminosas na região central e em bairros da área do 1º BPM. “Nosso objetivo é manter a ordem, garantir a paz pública e levar mais tranquilidade aos moradores de Cuiabá. A presença ostensiva da PM é uma resposta direta contra a criminalidade organizada e contra delitos que afetam a vida cotidiana da população”, destacou o comando do 1º BPM durante o lançamento.
Ao todo, 29 bairros serão contemplados pelas ações de saturação, abordagens e checagens, incluindo o bairro Porto, área central da capital, que dá nome à operação.

Fonte.: MT MAIS