2:14 PM
31 de outubro de 2025

Combate ao crime organizado: que lições o Brasil pode aprender com a Itália?

Combate ao crime organizado: que lições o Brasil pode aprender com a Itália?

PUBLICIDADE


Policiais na cena do crime de um homicídio possivelmente relacionado ao crime organizado em Nápoles, na Itália

Crédito, Salvatore Laporta/KONTROLAB/LightRocket via Getty Images

Legenda da foto, Organização global diz que maneira como a Itália lida com o crime organizado é um exemplo internacional

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Corno di Rosazzo (Itália) para a BBC News Brasil

Seja por história, seja pelos estereótipos muitas vezes caricaturizados, quando se pensa em máfia inevitavelmente são os italianos que vêm à cabeça. Pois, de acordo com a ferramenta Global Organized Crime Index, a maneira como a Itália lida com o crime organizado é um exemplo internacional cujas lições podem ser aprendidas por outros países.

É uma história que remonta a mais de quatro décadas e da qual o Brasil pode também se inspirar na luta contra o crime organizado. Para especialistas, o esforço precisa partir de uma união da sociedade civil com as autoridades.

E para estancar a organização dos sindicatos do crime é preciso impedir que o dinheiro chegue a eles — ao mesmo tempo, fazer com que eles deixem de exercer um poder territorial sobre suas áreas de atuação.

Em outras palavras, seria replicar no Brasil o “método Falcone”, alcunha dada em referência ao juiz italiano Giovanni Falcone (1939-1992), que foi assassinado quando investigava a organização criminosa Cosa Nostra. Sua morte foi um dos fatores que desencadearam a famosa Operação Mãos Limpas, que ocorreu na Itália.

A morte de Falcone não foi um fato isolado no âmbito de investigações contra a máfia italiana. Em 1979, o magistrado Giorgio Ambrosoli (1933-1979) teve o mesmo destino.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima