12:54 PM
16 de agosto de 2025

Como congelar frutas, verduras e legumes – 16/08/2025 – Tudo + um pouco

Como congelar frutas, verduras e legumes – 16/08/2025 – Tudo + um pouco

PUBLICIDADE


Consumir frutas, verduras e legumes frescos é sempre melhor. Mas o congelamento pode ser uma boa saída para evitar que os alimentos estraguem e acabem indo para o lixo.

A seguir, veja as orientações da nutricionista Adriana Roviello, professora do curso de nutrição do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, para congelar os vegetais da forma correta.

Frutas

Para serem levadas ao freezer, a recomendação é que elas estejam maduras.

Frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e mirtilo, são as melhores para congelar. Faça a higienização em solução clorada, enxágue e seque bem. Então, coloque as frutas em uma travessa ou bandeja em que fiquem bem separadas umas das outras e possam congelar mais rapidamente. Depois de congeladas, transfira-as para um recipiente com tampa ou um saco plástico com sistema abre e fecha.

↳ Já fiz uma edição sobre como lavar frutas, verduras e legumes do jeito certo. Relembre aqui.

Também é possível congelar frutas picadas. Para que banana, maçã e pera não escureçam, uma dica é pingar suco de limão nelas logo após o corte e levá-las direto ao freezer —também em uma travessa, guardando-as depois em outros recipientes.

No caso de frutas com alto teor de água, como melão ou melancia, a dica é batê-las no liquidificador e congelar como polpa, para o preparo de sucos ou smoothies.

Vale lembrar que o congelamento em aberto (na bandeja) só deve ser feito em equipamentos em que seja possível ter um espaço reservado para esse procedimento (em uma prateleira superior, por exemplo), sem que haja contato com outros alimentos, para evitar a contaminação cruzada.

Legumes e verduras

Não é indicado congelar as hortaliças que serão consumidas cruas em saladas, por exemplo. Mas aquelas que serão cozidas ou usadas em preparos, como espinafre, brócolis, couve-flor e cenoura, podem ser conservadas no freezer.

Para isso, é importante que passem pelo processo de branqueamento, isto é, sejam mergulhadas em água fervente (ou levadas ao vapor) e, na sequência, em água gelada. O choque térmico inativa algumas enzimas, preserva melhor o alimento e reduz a carga microbiana. Também ajuda a conservar a cor, o sabor e a textura do vegetal.

Veja o passo a passo:

  1. Lave o alimento em água corrente;
  2. Leve-o a uma panela com água fervente por cerca de dois minutos. O tempo pode variar um pouco dependendo da hortaliça e do seu tamanho. Segundo a tabela de branqueamento da Embrapa, o tempo de dois minutos vale para brócolis, cenoura picada e espinafre picado, por exemplo. Já a couve-flor picada deve ficar de três a quatro minutos na água fervente;
  3. Escorra o vegetal e mergulhe-o em um recipiente com água gelada. É preciso tomar cuidado para que a água não vá esquentando ao receber os alimentos quentes. Se achar necessário, adicione gelo;
  4. Escorra novamente e leve ao freezer —se possível, em uma travessa em que os vegetais fiquem separados uns dos outros, para que o congelamento seja mais rápido;
  5. Depois de congelados, guarde os itens em recipientes com tampa ou sacos plásticos com sistema abre e fecha.

Temperos

Em geral, salsinha, cebolinha e coentro vêm em muita quantidade e estragam rápido dentro da geladeira. Assim, uma boa ideia é deixar esses temperos já picados dentro do congelador.

Faça a higienização com solução clorada, enxágue em água corrente e seque bem. Depois, pique e guarde num recipiente com tampa no congelador. Aí, é só pegar o necessário para cada receita.

Por quanto tempo os alimentos podem ficar no congelador?

Em um equipamento doméstico (em geral, com temperatura de até -18ºC), a nutricionista recomenda que os alimentos fiquem armazenados por até um mês.

Faça o descongelamento de um dia para o outro na geladeira, nunca em temperatura ambiente. Outra possibilidade é levar direto ao preparo na panela ou no micro-ondas.

A professora reforça que, depois de descongelado, o alimento não deve ser recongelado.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de São Paulo

Leia mais

Rolar para cima