Esta maravilha é para quem adora transformar feijões cozidos em um jantar ou almoço espetaculares. Inspirada nos sabores do pesto vermelho, esta receita pede para cozinhar os grãos com ingredientes básicos como cebola, alho, pimenta-calabresa, extrato de tomate e creme de leite fresco, além de tomates secos e o queijo pecorino, até que o resultado fique com um sabor complexo e rico.
Finalize o feijão com uma salada de rúcula temperada com limão-siciliano e salpicada com migalhas de pão fritas para criar um prato que é crocante, macio e cremoso a cada mordida.
Pesto de feijão-branco
Rendimento: 4 porções
Tempo total: 40 minutos
Ingredientes:
-
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
-
2/3 de xícara de farinha de rosca panko
-
Sal e pimenta-do-reino a gosto
-
1 cebola média, bem picada
-
4 dentes de alho, bem picados
-
1 colher (chá) de pimenta-calabresa
-
1/3 de xícara de extrato de tomate
-
800 g de feijão-branco cozido ou em lata
-
1 xícara de creme de leite fresco
-
1/2 xícara de tomates secos em conserva (em óleo), picados
-
2/3 de xícara de queijo pecorino ou parmesão, finamente ralado
-
4 xícaras cheias (cerca de 85 g) de rúcula baby
-
2 colheres (chá) de raspas de limão-siciliano, mais 4 colheres (chá) de suco (de 1 limão)
-
Pão torrado (opcional), para servir
Preparo:
1. Em uma frigideira média, aqueça duas colheres (sopa) de azeite de oliva em fogo médio. Adicione a farinha de rosca panko, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo com frequência e sacudindo a frigideira, até que esteja torrada e dourada, por cerca de três minutos. Transfira a panko temperada para um prato forrado com papel-toalha, e depois limpe a frigideira.
2. Acrescente outras duas colheres (sopa) de azeite de oliva na frigideira e aqueça em fogo médio. Adicione a cebola, o alho e a pimenta-calabresa, tempere com sal e pimenta, mexendo com frequência, até que estejam macias, cerca de quatro minutos.
3. Adicione o extrato de tomate e mexa até escurecer e a misturar incorporar, por três minutos.
4. Acrescente o feijão, o creme de leite fresco, os tomates secos e 1/3 de xícara de água e deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente, até que os sabores se incorporem, por cerca de cinco minutos. Misture metade do queijo, e depois ajuste o sal e a pimenta a gosto.
5. Em uma tigela média, misture a rúcula com a farinha de rosca temperada, as raspas e o suco de limão-siciliano, o 1/3 de xícara de queijo restante e duas colheres (sopa) de azeite de oliva; tempere com sal e pimenta. Coloque a salada de rúcula sobre o centro da mistura de feijão. Sirva com pão torrado, se desejar.
Fonte.:Folha de São Paulo