8:13 PM
19 de dezembro de 2025

Como não se aborrecer no Natal?

Como não se aborrecer no Natal?

PUBLICIDADE



Fazer reuniões com colegas de trabalho e amigos, reencontrar a família, comprar presentes, interagir com muitas pessoas, organizar a vida para a chegada de um novo ano… As festas de Natal e Ano novo podem ser motivo de celebração para muitos. Mas para outros, são sinônimo de estresse e aborrecimento.

Inúmeros são os motivos para isso. Brigas, sobrecarga emocional, cansaço, obrigação de conviver com muitas pessoas (que às vezes despertam sentimentos conflituosos).

Mas há formas de navegar por esse período que facilitam a vida. Confira dicas para sobreviver às festas sem aborrecimento. 

+Leia também: Cinco dicas para sobreviver ao Natal em família

Dicas práticas para evitar estresses natalinos

Uma primeira dica, simples mas que muitas vezes não passa pela cabeça, é se retirar de espaços que te aborrecem e ficar longe de pessoas que te iritam. Se for possível, é claro.

A neurocientista Bruna Dimantas explica que “um cérebro hipersensibilizado por experiências anteriores tende a interpretar como ameaça sinais que, em outras pessoas, seriam neutros”. Então, se você já sabe que aquela pessoa que sempre te incomoda estará na festa de Natal, prefira ficar longe e manter sua paz.

Continua após a publicidade

Outra dica da neurocientista inclui uma virada reflexiva: quando alguém for rude ou te ofender, pense “se comigo essa pessoa é assim, imagina como ela é com ela mesma?”. Não resolve totalmente a irritação,mas tira o foco daquele momento de raiva.

Ponderar mais é outra dica. Pense se vale a pena deixar o comentário inconveniente estragar a sua noite. 

Respirar fundo é uma estratégia clássica – mas não por isso, menos efetiva. Inspirar lenta e profundamente, segurar o ar por alguns segundos e depois expirar ajuda a relaxar. De quebra, um momento de pausa ajuda a se concentrar no presente em horas de ansiedade e irritação. Vale afastar o olhar das telas e evitar usar a comida como escape para esses momentos.

Sìndrome de final de ano?

Tem ainda quem se sente mais melancólico com a chegada do último mês do ano. As festas e o marco de encerramento de um ano podem trazer à tona sentimentos de ansiedade, cansaço e tristeza.

É a chamada “dezembrite“. Para alguns, ela pode vir acompanhada de crises de ansiedade e insônia. A saúde mental pode ser afetada pelas sensações de sobrecarga, culpa e inutilidade nesse período de avaliação de metas e de fechamento de ciclos.

Continua após a publicidade

Não deixe de buscar auxílio de um psicoterapeuta se for o seu caso. Ninguém precisa se sentir obrigado a participar de confraternizações que só trazem estresse e tristeza: você pode também criar seu próprio ritual para aproveitar os últimos momentos do ano com mais tranquilidade.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma opção de serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia no telefone 188 e oferece atendimento por chat.

 

 

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima